O Governo Federal na semana passada emitiu um decreto que reduz a alíquota de IPI sob uma série de produtos, incluindo de alguns automóveis comercializados no Brasil. A redução se dará na ordem entre 18,5% e 25%, fazendo então com que os veículos fiquem sensivelmente mais baratos. Porém, como isso deve impactar o público PcD?
Bom, inicialmente vamos falar do impacto para o público geral e o site Jornal do Carro publicou em 1º de março uma estimativa dos preços de alguns carros vendidos. Segundo o site, a alíquota para o carro 1.0, por exemplo, deve cair de 7% para 5,7%.
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Ademais, foi feita uma estimativa de preço com os dez veículos mais comercializados no país e a redução variou desde R$ 818 num Fiat Mobi até R$ 2.135 no SUV médio Jeep Compass, lembrando que a alíquota no caso do modelo maior é mais elevada por ser 1.3, enquanto o hatch é 1.0. Ou seja, no fim das contas o alívio, se percebido, não deve ser tão elevado assim – apesar de ser algo já bem positivo.
Falando agora do público PcD, há uma mínima expectativa que modelos hoje não enquadrados nos tetos de IPI e de ICMS por conta dessa redução possam estar inseridos, ampliando ainda que minimamente o leque de opções para estas pessoas. No entanto, como há redução na alíquota, o percentual de redução de preço para PcD também será menor, ou seja, no caso de um carro 1.0 não haverá redução de 7% e sim de 5,7%.
Diante disso, vale então citar que os impactos podem não ser tão benéficos assim, exceto se eventualmente as montadoras ofertarem bônus de fábrica para “engrossar” a redução do preço e a compra ficar de fato mais vantajosa.