Alguns eventos, como enchentes, acidentes ou mesmo o envelhecimento do carro pode fazer com que o proprietário do veículo perca uma de suas placas.
Quando isso acontece, é necessário tomar várias atitudes para evitar dores de cabeça e até mesmo prejuízos financeiros. Agora, você sabe exatamente o que fazer?
Se a resposta for não, fique tranquilo. Preparamos um texto para lhe ajudar a tomar as atitudes corretas caso perca uma de suas placas. Confira.
Quando você se dá conta de que perdeu uma das placas de seu carro, o primeiro passo a tomar é ir até uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência, mesmo que a placa não tenha sido roubada.
A medida é importante para que você não tenha maiores complicações e possa ir até um Detran mais próximo, para tentar resolver o problema. Contudo, a recomendação é que você não circule pela cidade com uma placa a menos, pois poderá tomar multas.
⇒ CNH vencida: por quanto tempo posso dirigir?
⇒ CNH Digital pode ser gerada sem necessidade de ir ao Detran
⇒ Motoristas com CNH Especial podem ser multados?
Feito o boletim de ocorrência, o segundo passo é procurar uma unidade do Departamento de Trânsito, o Detran, mais próximo de sua residência, para solicitar uma nova ordem de emplacamento.
É importante ficar atento aos procedimentos que devem ser adotados, pois eles variam de acordo com a placa solicitada.
Quando a placa perdida é a dianteira, o motorista deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores, pagar uma taxa e comprar a nova placa. Para saber onde você encontra uma unidade do CRVA, basta acessar o site do Detran.
Agora, quando a placa perdida é a traseira, a reposição pode ser um pouco mais complicada.
Aqui, é necessário procurar o CRVA e solicitar uma nova ordem de emplacamento. O motorista deve vir munido de um documento de identificação pessoal e o Certificado de Registro de Veículo (CRV).
È preciso, ainda, apresentar um lado de vistoria de identificação veicular. Esse laudo deve ser feito, anteriormente, em órgãos especializados, assim a procedência de seu carro está garantido.
Quando a placa traseira ou o lacre desta placa estão apenas danificados, o motorista deve levar a placa original, porque eles serão recolhidos. É necessário, também, levar o boletim de ocorrência feito anteriormente.
Além de seguir esses passos, preparamos algumas dicas úteis para quem perde a placa do carro conseguir regularizar sua situação.
Quem não tem tempo de resolver a situação sozinho pode recorrer a um despachante. Já para adquirir uma placa nova é preciso que seu carro não tenha nenhuma pendência, como multas e documentos atrasados. Se há algo desse tipo é preciso pagar as dívidas.
Fique atento também às taxas cobradas por esses serviços. Elas costumam variar de estado para estado. Caso você opte por contratar um despachante, pode gastar ainda mais.
Agora que você já sabe o que fazer, pode bolar um belo plano de ação caso se depare com a confirmação de que perdeu uma placa de seu carro. Mas, para que isso não aconteça, fique atento.
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD