Perdi uma das placas do carro, o que fazer?

2

Alguns eventos, como enchentes, acidentes ou mesmo o envelhecimento do carro pode fazer com que o proprietário do veículo perca uma de suas placas.

Quando isso acontece, é necessário tomar várias atitudes para evitar dores de cabeça e até mesmo prejuízos financeiros. Agora, você sabe exatamente o que fazer?

Se a resposta for não, fique tranquilo. Preparamos um texto para lhe ajudar a tomar as atitudes corretas caso perca uma de suas placas. Confira.

Faça um boletim de ocorrência

Quando você se dá conta de que perdeu uma das placas de seu carro, o primeiro passo a tomar é ir até uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência, mesmo que a placa não tenha sido roubada.

A medida é importante para que você não tenha maiores complicações e possa ir até um Detran mais próximo, para tentar resolver o problema. Contudo, a recomendação é que você não circule pela cidade com uma placa a menos, pois poderá tomar multas.

Veja Também

⇒ CNH vencida: por quanto tempo posso dirigir?

⇒ CNH Digital pode ser gerada sem necessidade de ir ao Detran

⇒ Motoristas com CNH Especial podem ser multados?

Procurar o Detran

Feito o boletim de ocorrência, o segundo passo é procurar uma unidade do Departamento de Trânsito, o Detran, mais próximo de sua residência, para solicitar uma nova ordem de emplacamento.

É importante ficar atento aos procedimentos que devem ser adotados, pois eles variam de acordo com a placa solicitada.

Placa dianteira

Quando a placa perdida é a dianteira, o motorista deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores, pagar uma taxa e comprar a nova placa. Para saber onde você encontra uma unidade do CRVA, basta acessar o site do Detran.

Placa traseira

Agora, quando a placa perdida é a traseira, a reposição pode ser um pouco mais complicada.

Aqui, é necessário procurar o CRVA e solicitar uma nova ordem de emplacamento. O motorista deve vir munido de um documento de identificação pessoal e o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

È preciso, ainda, apresentar um lado de vistoria de identificação veicular. Esse laudo deve ser feito, anteriormente, em órgãos especializados, assim a procedência de seu carro está garantido.

Quando a placa traseira ou o lacre desta placa estão apenas danificados, o motorista deve levar a placa original, porque eles serão recolhidos. É necessário, também, levar o boletim de ocorrência feito anteriormente.

Dicas úteis

Além de seguir esses passos, preparamos algumas dicas úteis para quem perde a placa do carro conseguir regularizar sua situação.

Quem não tem tempo de resolver a situação sozinho pode recorrer a um despachante. Já para adquirir uma placa nova é preciso que seu carro não tenha nenhuma pendência, como multas e documentos atrasados. Se há algo desse tipo é preciso pagar as dívidas.

Fique atento também às taxas cobradas por esses serviços. Elas costumam variar de estado para estado. Caso você opte por contratar um despachante, pode gastar ainda mais.

Agora que você já sabe o que fazer, pode bolar um belo plano de ação caso se depare com a confirmação de que perdeu uma placa de seu carro. Mas, para que isso não aconteça, fique atento.


Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD

Summary
Review Date
Reviewed Item
Perdi uma das placas do carro, o que fazer?
Author Rating
51star1star1star1star1star

2 COMENTÁRIOS

  1. E como fica a reposição de placas atuais, agora que estão implementando as placas padrão Mercosul? Se danificar só a placa da frente (modelo “antigo”) num acidente, é necessário trocar ambas pelo novo modelo? E a seguradora deve arcar com este custo, inclusive com a atualização de toda a documentação?

  2. E como fica a reposição de placas atuais, agora que estão implementando as placas padrão Mercosul? Se danificar só a placa da frente (modelo “antigo”) num acidente, é necessário trocar ambas pelo novo modelo? E a seguradora deve arcar com este curso, inclusive com a atualização de toda a documentação?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here