in , ,

CNH vencida: por quanto tempo posso dirigir?

CNH vencida? Como todos os documentos, a carteira de habilitação tem uma data de validade, que é de cinco anos. Caso o motorista tenha mais de 65 anos, o prazo cai para três anos. Depois desse período, é necessário que o motorista solicite sua renovação.

No entanto, como se trata de um prazo bastante longo, muitos motoristas acabam se esquecendo de pedir a renovação do documento e terminam, incorretamente, dirigindo com sua CNH vencida.

Por se tratar de uma infração grave, quem é pego dirigindo com a carteira de habilitação vencida pode sofrer sanções pesadas, como o pagamento de multa ou até mesmo ser processado ou preso caso ocorra algum acidente com vítimas.

Veja Também

⇒ Como tirar a CNH Especial para PCD

⇒ CNH Digital pode ser gerada sem necessidade de ir ao Detran

⇒ Bolsonaro defende aumentar validade da CNH para 10 anos

Agora, mesmo sabendo que podem sofrer punições, algumas pessoas dirigem por algum tempo antes de corrigir o estado do documento, ignorando qualquer punição que possam sofrer.

Mas, é possível dirigir por quanto tempo enquanto sua carteira de habilitação estiver vencida, você sabe? Não? Então esse texto é para você. Aqui, vamos contar tudo o que precisa saber para não cair em armadilhas.

Dirigi com a carteira vencida: e agora?

Quando o motorista é pego dirigindo com uma carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias, ele receberá uma multa, que se aproxima dos R$ 300, e sete pontos na carteira, pois a infração é considerada gravíssima.

No entanto, o motorista pode dirigir com a carteira de habilitação vencida até 30 dias. Depois desse prazo, ele estará suscetível a todas as punições aplicadas pela lei.

Esse prazo foi concebido para que os motoristas tenham tempo suficiente para solicitar a renovação do documento e andar tranquilos pelas suas, sem medo de ser autuado por um agente de trânsito ou mesmo um policial.

Quando posso renovar minha CNH?

Algumas pessoas acabam adiando ao máximo a renovação da CNH, por achar que o documento só pode ser regularizado quando a data correta chegar.

Isso não acontece, já que a CNH pode ser renovada sempre que a data de vencimento estiver próxima. Esse prazo, em muitos pontos do Brasil, é de até 30 dias antes do vencimento.

No entanto, é importante que o motorista fique atento as pendências, pois a CNH pode não ser renovada caso o condutor tenha multas em seu nome.

Como renovar minha CNH?

O motorista que está com sua carteira de habilitação vencida e precisa renovar o documento, deve seguir a seguinte rotina.

Inicialmente, é preciso reunir a documentação exigida no Código de Trânsito Brasileiro e comparecer a um posto do Detran. Ali, será entregue toda a documentação. O motorista também irá tirar uma nova foto, assinar o documento e emitir a guia de pagamento.

Depois do pagamento dessa taxa, o motorista deve agendar um exame médico em clínicas credenciadas pelo Detran e aguardar o resultado. A aprovação do exame é a última etapa na renovação, e pode ser retirado no local onde o atendimento foi feito.

Se necessário, o motorista pode receber sua carteira de habilitação renovada pelo correio ou, ainda, em postos de atendimento.


Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD

Escrito por Michael W.

Apaixonado por carros desde criança, hoje compartilho com todos o conhecimento que tive ao longo da vida.

Siga o MDA nas redes sociais
Facebook -- Instagram -- Youtube -- Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *