Eu mesmo sou o condutor do veículo e o recebi em setembro de 2019. O processo, partindo da perícia do DETRAN até o recebimento do carro, demorou 6 meses e meio.
Comprei o Toyota Yaris Sedã.
Optei pela versão XL, já que era a melhor versão que se enquadrava no teto do valor para obtenção das isenções de ICMS e IPI.
Muito embora a Toyota não oferecesse nenhum incentivo, paguei R$ 54.665,00 (cinquenta e quatro mil seiscentos e sessenta e cinco reais), pois obtive as isenções tanto de IPI quanto de ICMS. O atendimento da concessionária Toyolex, aqui na cidade de Mossoró, foi o melhor que já recebi.
Me interessei pelo Volkswagen Virtus, e pelo Honda City, que tinham propostas muito parecidas com o Toyota Yaris. Porém, além da gama de opcionais que o modelo da Toyota trazia já de série, o atendimento da concessionária Toyolex, em Mossoró, pesou na minha decisão final de forma crucial.
Não foram necessárias adaptações diferentes do que o veículo já trazia, restringindo-se à direção eletro-assistida e câmbio automático, já que o meu problema principal é nos ombros. Adquiri apenas os tapetes para a traseira e para o porta malas.
Já rodei 11850 quilômetros, preferencialmente, com gasolina. Costumo utilizar um tanque de etanol uma vez a cada mês.
O carro surpreendeu quanto ao consumo, considerando-se a utilização mista (estrada/cidade), já que atinge 12 km/l facilmente.
Se considerarmos apenas o consumo na estrada, utilizando o controle de velocidade de cruzeiro, mantida uma velocidade de 100 km/h, numa viagem de 280 quilômetros (de Mossoró/RN para Fortaleza/CE), atingi 17,6 km/l de média, observando-se a informação do computador de bordo que demonstra eficácia.
Já fiz uma revisão na concessionária, a de 10.000 km. O único problema detectado no carro estava ligado a ruídos no painel, porém, já foram parcialmente resolvidos pela concessionária que, a exemplo do momento da venda, me prestou um excelente atendimento pós-venda.
Optei pela segurança da contratação de um seguro, o que me custou R$ 2.770,00 (dois mil setecentos e setenta reais).
⇒ Opinião do dono: Nissan Kicks S Direct (PcD) 2017
⇒ Opinião do dono: Honda Fit Personal 2019
⇒ Opinião do dono: Hyundai Creta Attitude AT 18/19
Os pontos que julguei negativos nesse modelo 2020 que adquiri, são a ausência das rodas de liga leve (o modelo 2019 trazia), e uma certa fragilidade do painel (apresentou ruídos muito cedo, mesmo sem uso severo).
O Toyota Yaris XL apresenta excelente vedação da cabine, o que proporciona uma utilização agradável e silenciosa. É muito completo quanto aos itens de segurança, dispondo de assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Se mostra muito econômico em relação ao consumo de combustível, além de proporcionar uma dirigibilidade muito confortável, mesmo para mim que tenho 1,80 de altura e 170 quilos.
O principal destaque mecânico fica por conta do câmbio CVT, que mostra muita eficiência e conforto ao dirigir.
De fato, estou muito satisfeito com o meu carro, e recomendo a compra do Toyota Yaris XL Sedã para qualquer perfil de usuário. O carro é ótimo.
Embora tenha apresentado um ruído persistente no painel, o Toyota Yaris XL Sedã trata-se de um excelente veículo. A experiência ao dirigir é muito satisfatória, destacando-se o alinhamento do conforto com a economia e a sensação de segurança, além do desing inovador.
Não se pode deixar de destacar, ao menos na cidade de Mossoró, aqui no Rio Grande do Norte, o excelente atendimento da concessionária Toyolex, tanto no processo de compra para pessoas com deficiência (PcD), quanto no pós-venda, partindo do agendamento facilitado por telefone ou internet, passando pela transparência no desenvolvimento dos serviços realizados, até chegar a entrega do veículo.
[Quer contribuir com sua Opinião de Dono? Nos envie um e-mail solicitando o formulário Opinião do Dono – contato@mundodoautomovelparapcd.com.br]