Opinião do dono: Toyota Yaris sedan XL


O leitor Rinaldo Medeiros mora em Mossoró (RN) e optou pelo Toyota Yaris Sedan XL; Confira sua opinião.

Quando comprou? Quanto tempo demorou todo o processo de isenção? Foi para condutor ou não condutor?

Eu mesmo sou o condutor do veículo e o recebi em setembro de 2019. O processo, partindo da perícia do DETRAN até o recebimento do carro, demorou 6 meses e meio.

Qual modelo comprou?

Comprei o Toyota Yaris Sedã.

Optou por qual versão e por quê?

Optei pela versão XL, já que era a melhor versão que se enquadrava no teto do valor para obtenção das isenções de ICMS e IPI.

Quanto pagou no carro? Teve isenção de IPI e ICMS, ou apenas uma das isenções? A montadora oferecia incentivo? Teve um bom atendimento na concessionária?

Muito embora a Toyota não oferecesse nenhum incentivo, paguei R$ 54.665,00 (cinquenta e quatro mil seiscentos e sessenta e cinco reais), pois obtive as isenções tanto de IPI quanto de ICMS. O atendimento da concessionária Toyolex, aqui na cidade de Mossoró, foi o melhor que já recebi.

Interessou-se em outros veículos na época? O que pesou na decisão final?

Me interessei pelo Volkswagen Virtus, e pelo Honda City, que tinham propostas muito parecidas com o Toyota Yaris. Porém, além da gama de opcionais que o modelo da Toyota trazia já de série, o atendimento da concessionária Toyolex, em Mossoró, pesou na minha decisão final de forma crucial.

Precisou de adaptação? Instalou algum acessório ou opcional? Quanto custou?

Não foram necessárias adaptações diferentes do que o veículo já trazia, restringindo-se à direção eletro-assistida e câmbio automático, já que o meu problema principal é nos ombros. Adquiri apenas os tapetes para a traseira e para o porta malas.

Quantos quilômetros já rodou? Usou qual combustível? Qual a média de consumo?

Já rodei 11850 quilômetros, preferencialmente, com gasolina. Costumo utilizar um tanque de etanol uma vez a cada mês.

O carro surpreendeu quanto ao consumo, considerando-se a utilização mista (estrada/cidade), já que atinge 12 km/l facilmente.

Se considerarmos apenas o consumo na estrada, utilizando o controle de velocidade de cruzeiro, mantida uma velocidade de 100 km/h, numa viagem de 280 quilômetros (de Mossoró/RN para Fortaleza/CE), atingi 17,6 km/l de média, observando-se a informação do computador de bordo que demonstra eficácia.

Já fez quantas revisões na concessionaria? Teve algum tipo de problema com carro? Como foi o atendimento no pós-venda?

Já fiz uma revisão na concessionária, a de 10.000 km. O único problema detectado no carro estava ligado a ruídos no painel, porém, já foram parcialmente resolvidos pela concessionária que, a exemplo do momento da venda, me prestou um excelente atendimento pós-venda.

Fez seguro, quanto ficou?

Optei pela segurança da contratação de um seguro, o que me custou R$ 2.770,00 (dois mil setecentos e setenta reais).

Veja Também

⇒ Opinião do dono: Nissan Kicks S Direct (PcD) 2017

⇒ Opinião do dono: Honda Fit Personal 2019

⇒ Opinião do dono: Hyundai Creta Attitude AT 18/19

Pontos negativos – críticas? Destaque os principais?

Os pontos que julguei negativos nesse modelo 2020 que adquiri, são a ausência das rodas de liga leve (o modelo 2019 trazia), e uma certa fragilidade do painel (apresentou ruídos muito cedo, mesmo sem uso severo).

Pontos Positivos? Destaque os principais?

O Toyota Yaris XL apresenta excelente vedação da cabine, o que proporciona uma utilização agradável e silenciosa. É muito completo quanto aos itens de segurança, dispondo de assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Se mostra muito econômico em relação ao consumo de combustível, além de proporcionar uma dirigibilidade muito confortável, mesmo para mim que tenho 1,80 de altura e 170 quilos.

O principal destaque mecânico fica por conta do câmbio CVT, que mostra muita eficiência e conforto ao dirigir.

No geral você está satisfeito com seu carro? Você recomendaria à compra desse modelo?

De fato, estou muito satisfeito com o meu carro, e recomendo a compra do Toyota Yaris XL Sedã para qualquer perfil de usuário. O carro é ótimo.

Considerações finais?

Embora tenha apresentado um ruído persistente no painel, o Toyota Yaris XL Sedã trata-se de um excelente veículo. A experiência ao dirigir é muito satisfatória, destacando-se o alinhamento do conforto com a economia e a sensação de segurança, além do desing inovador.

Não se pode deixar de destacar, ao menos na cidade de Mossoró, aqui no Rio Grande do Norte, o excelente atendimento da concessionária Toyolex, tanto no processo de compra para pessoas com deficiência (PcD), quanto no pós-venda, partindo do agendamento facilitado por telefone ou internet, passando pela transparência no desenvolvimento dos serviços realizados, até chegar a entrega do veículo.

[Quer contribuir com sua Opinião de Dono? Nos envie um e-mail solicitando o formulário Opinião do Dono – [email protected]]

Siga o MDA nas redes sociais: