Dezembro 2018, o processo de compra do carro demorou 10 dias e foi para o condutor.
FORD Ecosport
Versão SE DIRECT 1.5 AT, única versão disponível para público PCD.
O valor pago foi R$ 55.292,10 com isenção de IPI e ICMS. A montadora não oferece incentivos, porém entre a compra e retirada do carro foram menos de 15 dias. O atendimento foi correto com direito a test-drive no mesmo modelo adquirido.
Sim, a nossa compra inicial foi na FIAT com o modelo Cronos Precision AT6, encomendamos o carro em agosto e o mesmo havia sido prometido para ser entregue em 60 dias, porém em dezembro o mesmo não havia sido faturado e a FIAT anunciou mudanças na versão para público PCD, deixando de ser a Precision para a versão Drive 1.8 AT, mesmo a FIAT dizendo que honraria os pedidos do modelo precision a vendedora disse que não seria possível e que se quiséssemos teríamos que receber a nova versão. A escolha do Cronos foi justamente o diferencial de ser um carro completo na categoria sedan. Nos preocupamos com as cartas de isenções que haviam sido feitas direcionadas a FIAT, mas o despachante da concessionária que cuidava da papelada nos disse que a FORD aceitava a carta e não seria necessário fazer nenhuma alteração. Então fomos até a FORD MIX, concessionária indicada. Apenas um detalhe, após a FIAT negar que honraria o nosso pedido e após a compra na FORD a vendedora nos liga a visa que o CRONOS havia sido faturado e estava no pátio no modelo Precision, porém já era tarde.
Não. O carro veio com película escura nos vidros, cortesia da concessionária e tapetes de borracha. Não instalei nada na concessionária, porém instalei em loja externa um sensor de ré e câmera por R$ 400,00 além de uma capa para o estepe. Não coloquei as longarinas de teto que são ausentes na versão PCD.
Já passou de 5 mil, sempre com etanol, já foram mais de 700 litros gastos com média geral de 6,95km/l, porém no uso urbano local, a média é 6,4km/l, quando o uso é urbano geral a média fica em 6,8km/l e na estrada 10,2km/l sempre com ar ligado e velocidade máxima de 120km, sempre com ar ligado, tanto na cidade como na estrada. Estou usando o primeiro tanque de gasolina aditivada (no caso DT-Clean) conforme pede no manual ( A cada 3 meses ou 5000 Km usar gasolina aditivada) porém ainda não tenho o parecer do consumo, mas já sei que pra compensar o uso de gasolina ante ao etanol, a média precisa ser ao menos 11km/l, algo que duvido que vá acontecer. O custo do quilômetro rodado no etanol é em torno de R$ 0,38 centavos, (2,67/6,95 = 0,38 )para a gasolina ser mais vantajosa precisa ser 4,40/11,4= 0,38) ou seja fazer média de 11,4km/l.
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A primeira revisão será com 10mil km ou em dezembro de 2019. A entrega do carro foi bem seca, sem muita atenção por parte da concessionária, principalmente por ter recusado todos os extras oferecidos.
Sim, Seguro da AZUL com perfil duplo, R$ 2.450,00 sendo pago mensalmente R$ 245,00 durante 10 meses.
O estepe externo é algo péssimo e feio, atrapalha em algumas balizas, as rodas de aço com calotas que são muito feias são um ponto negativo, poderia ao menos ser a calota de versão 2017. No geral o carro atende bem, o motor 1.5 de 3 cilindros e 16,2kgf/m deixa a desejar em estradas lentas e aclives quando o veículo está com carga total.
O consumo está dentro do esperado para etanol e uso urbano local, o sistema de auxílio de partida em rampa é muito bom, o carro veio com 6 auto falantes, tem 2 entradas USB e rádio com bluetooth e tela colorida, porém sem pareamento com celular para uso de mapas ou outros apps, além de comandos no volante e computador de bordo simples, porém bastante útil.
Sim, apesar de ser o SUV mais caro para PCD e talvez o mais “antigo”, o carro ainda tem um bom custo benefício. Os pontos negativos são rodas de aço, porta malas pequeno e ausência de airbags laterais que tem nas outras versões e itens estéticos deixam um pouco a desejar. A escolha nunca foi a Eco, nem um SUV, mas como o Cronos não deu certo e a Ford tinha o melhor prazo de entrega no geral foi um bom negócio. Recomendo a compra pois a Ecosport tem boa aceitação no mercado, o seguro não é tão caro o carro já vem com itens de conforto como rádio(na versão 2020 melhorou muito com adição de central multmídia), assistente de partida, apoio de braço e segurança como o isofix para cadeirinhas.
Nunca presamos pelo status de carro SUV e sim pelo melhor custo benefício, levamos em conta sempre o valor do seguro, manutenção e pós venda. O Cronos foi amor a primeira vista e comprovado no test-drive mas a FIAT e o despreparo da vendedora resultou em divórcio antes do casamento, porém a FORD foi quem salvou tudo, tendo um carro na mesma versão para test-drive, tendo um prazo excelente na entrega e aceitando as cartas sem necessitar alterações.
O carro cumpre o papel que é nos levar de A para B, tem sua virtudes e seus defeitos, até o momento, 6 meses de uso e 5000 km rodados tem nos atendido bem e espero não ter problemas posteriores, mas se tiver volto aqui para expor e alertar.
Gostaria de deixar o meu relato em relação ao processo de obtenção do direito de possuir uma CNH PCD e o direito de obter isenções fiscais para compra de veículo zero km.
Escrevo este relato em nome da minha esposa que é leitora do site e a detentora da CNH e do direito PCD.
Ela tem 35 anos e sofria com dores muito fortes na coluna devido algumas hérnias, em fevereiro de 2018 após longo processo ela fez uma cirurgia na coluna cervical onde colocou 5 próteses.
Após a cirurgia o médico orientou que o procedimento daria direito ao “mundo pcd”.
Após sua recuperação procuramos diversas informações na internet sobre como proceder, e chegamos a conclusão de procurar uma autoescola que trabalhava com PCD.
Ao chegar na autoescola fomos informados dos custos e procedimentos a serem seguidos, porém antes de tudo era necessário ir ao Detran cadastrar a impressão digital. Eis que uma alma iluminada que trabalha no Detran ao realizar o cadastro nos forneceu informações sobre como realizar os procedimentos sem necessidade de uma autoescola e seu valor abusivo, que ultrapassava dois mil reais.
A moça abriu nossos olhos e nos fez ver que poderíamos fazer tudo sozinhos, sem pagar aulas no carro da autoescola, sem pagar taxas extras e nos fez gastar no total menos de quinhentos reais.
Após aprovação em todos exames é marcada a prova teórica que no nosso caso foi feito no nosso próprio carro que já era automático. O exame na cidade de São Paulo é feito dentro do estacionamento do Shopping Aricanduva em meio ao tráfego normal do shopping, decidimos que seria bom um treinamento antes e chegamos a um instrutor particular especializado e homologado que oferece aulas no nosso próprio carro em circuito muito parecido ao do teste, pagamos R$ 150,00 em duas horas de aula, onde foi de vital importância, pois foi ensinado a velocidade correta do trajeto, paradas obrigatórias e o principal que foi o treino da baliza em nosso carro que era bem grande.
Após a aula o teste foi bem tranquilo o treinamento foi vital para aprovação com louvor sem penalizações.
Com a CNH em mãos começa a dura missão de listar as montadoras e modelos desejados, verificar os prazos e os procedimentos a cerca das cartas de isenções de IPI e ICMS.
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