Opinião do dono: Ford Ecosport SE Direct 18/19


Lyamara Pimenta tem 35 anos e mora na cidade de São Paulo. Lyamara optou pela versão SE Direct; Confira sua opinião.


Quando comprou? Quanto tempo demorou todo o processo de isenção? Foi para condutor ou não condutor?

Dezembro 2018, o processo de compra do carro demorou 10 dias e foi para o condutor.

Qual modelo comprou?

FORD Ecosport

Optou por qual versão e por quê?

Versão SE DIRECT 1.5 AT, única versão disponível para público PCD.

Quanto pagou no carro? Teve isenção de IPI e ICMS, ou apenas uma das isenções? A montadora oferecia incentivo? Teve um bom atendimento na concessionária?

O valor pago foi R$ 55.292,10 com isenção de IPI e ICMS. A montadora não oferece incentivos, porém entre a compra e retirada do carro foram menos de 15 dias. O atendimento foi correto com direito a test-drive no mesmo modelo adquirido.

Interessou-se em outros veículos na época? O que pesou na decisão final?

Sim, a nossa compra inicial foi na FIAT com o modelo Cronos Precision AT6, encomendamos o carro em agosto e o mesmo havia sido prometido para ser entregue em 60 dias, porém em dezembro o mesmo não havia sido faturado e a FIAT anunciou mudanças na versão para público PCD, deixando de ser a Precision para a versão Drive 1.8 AT, mesmo a FIAT dizendo que honraria os pedidos do modelo precision a vendedora disse que não seria possível e que se quiséssemos teríamos que receber a nova versão. A escolha do Cronos foi justamente o diferencial de ser um carro completo na categoria sedan. Nos preocupamos com as cartas de isenções que haviam sido feitas direcionadas a FIAT, mas o despachante da concessionária que cuidava da papelada nos disse que a FORD aceitava a carta e não seria necessário fazer nenhuma alteração. Então fomos até a FORD MIX, concessionária indicada. Apenas um detalhe, após a FIAT negar que honraria o nosso pedido e após a compra na FORD a vendedora nos liga a visa que o CRONOS havia sido faturado e estava no pátio no modelo Precision, porém já era tarde.

Precisou de adaptação? Instalou algum acessório ou opcional? Quanto custou?

Não. O carro veio com película escura nos vidros, cortesia da concessionária e tapetes de borracha. Não instalei nada na concessionária, porém instalei em loja externa um sensor de ré e câmera por R$ 400,00 além de uma capa para o estepe. Não coloquei as longarinas de teto que são ausentes na versão PCD.

Quantos quilômetros já rodou? Usou qual combustível? Qual a média de consumo?

Já passou de 5 mil, sempre com etanol, já foram mais de 700 litros gastos com média geral de 6,95km/l, porém no uso urbano local, a média é 6,4km/l, quando o uso é urbano geral a média fica em 6,8km/l e na estrada 10,2km/l sempre com ar ligado e velocidade máxima de 120km, sempre com ar ligado, tanto na cidade como na estrada. Estou usando o primeiro tanque de gasolina aditivada (no caso DT-Clean) conforme pede no manual ( A cada 3 meses ou 5000 Km usar gasolina aditivada) porém ainda não tenho o parecer do consumo, mas já sei que pra compensar o uso de gasolina ante ao etanol, a média precisa ser ao menos 11km/l, algo que duvido que vá acontecer. O custo do quilômetro rodado no etanol é em torno de R$ 0,38 centavos, (2,67/6,95 = 0,38 )para a gasolina ser mais vantajosa precisa ser 4,40/11,4= 0,38) ou seja fazer média de 11,4km/l.

Veja Também

Opinião do dono: Citroën C4 Cactus Feel

Opinião do dono: Fiat Cronos 1.8 Precision automático 2018

Opinião do dono: Citroën C4 Lounge Live 2018

Já fez quantas revisões na concessionaria? Teve algum tipo de problema com carro? Como foi o atendimento no pós-venda?

A primeira revisão será com 10mil km ou em dezembro de 2019. A entrega do carro foi bem seca, sem muita atenção por parte da concessionária, principalmente por ter recusado todos os extras oferecidos.

Fez seguro, quanto ficou?

Sim, Seguro da AZUL com perfil duplo, R$ 2.450,00 sendo pago mensalmente R$ 245,00 durante 10 meses.

Pontos negativos – críticas? Destaque os principais?

O estepe externo é algo péssimo e feio, atrapalha em algumas balizas, as rodas de aço com calotas que são muito feias são um ponto negativo, poderia ao menos ser a calota de versão 2017. No geral o carro atende bem, o motor 1.5 de 3 cilindros e 16,2kgf/m deixa a desejar em estradas lentas e aclives quando o veículo está com carga total.

Pontos Positivos? Destaque os principais?

O consumo está dentro do esperado para etanol e uso urbano local, o sistema de auxílio de partida em rampa é muito bom, o carro veio com 6 auto falantes, tem 2 entradas USB e rádio com bluetooth e tela colorida, porém sem pareamento com celular para uso de mapas ou outros apps, além de comandos no volante e computador de bordo simples, porém bastante útil.

No geral você está satisfeito com seu carro? Você recomendaria à compra desse modelo?

Sim, apesar de ser o SUV mais caro para PCD e talvez o mais “antigo”, o carro ainda tem um bom custo benefício. Os pontos negativos são rodas de aço, porta malas pequeno e ausência de airbags laterais que tem nas outras versões e itens estéticos deixam um pouco a desejar. A escolha nunca foi a Eco, nem um SUV, mas como o Cronos não deu certo e a Ford tinha o melhor prazo de entrega no geral foi um bom negócio. Recomendo a compra pois a Ecosport tem boa aceitação no mercado, o seguro não é tão caro o carro já vem com itens de conforto como rádio(na versão 2020 melhorou muito com adição de central multmídia), assistente de partida, apoio de braço e segurança como o isofix para cadeirinhas.

Considerações finais?

Nunca presamos pelo status de carro SUV e sim pelo melhor custo benefício, levamos em conta sempre o valor do seguro, manutenção e pós venda. O Cronos foi amor a primeira vista e comprovado no test-drive mas a FIAT e o despreparo da vendedora resultou em divórcio antes do casamento, porém a FORD foi quem salvou tudo, tendo um carro na mesma versão para test-drive, tendo um prazo excelente na entrega e aceitando as cartas sem necessitar alterações.

O carro cumpre o papel que é nos levar de A para B, tem sua virtudes e seus defeitos, até o momento, 6 meses de uso e 5000 km rodados tem nos atendido bem e espero não ter problemas posteriores, mas se tiver volto aqui para expor e alertar.

Sobre processo:

Gostaria de deixar o meu relato em relação ao processo de obtenção do direito de possuir uma CNH PCD e o direito de obter isenções fiscais para compra de veículo zero km.

Escrevo este relato em nome da minha esposa que é leitora do site e a detentora da CNH e do direito PCD.

Ela tem 35 anos e sofria com dores muito fortes na coluna devido algumas hérnias, em fevereiro de 2018 após longo processo ela fez uma cirurgia na coluna cervical onde colocou 5 próteses.

Após a cirurgia o médico orientou que o procedimento daria direito ao “mundo pcd”.

Após sua recuperação procuramos diversas informações na internet sobre como proceder, e chegamos a conclusão de procurar uma autoescola que trabalhava com PCD.

Ao chegar na autoescola fomos informados dos custos e procedimentos a serem seguidos, porém antes de tudo era necessário ir ao Detran cadastrar a impressão digital. Eis que uma alma iluminada que trabalha no Detran ao realizar o cadastro nos forneceu informações sobre como realizar os procedimentos sem necessidade de uma autoescola e seu valor abusivo, que ultrapassava dois mil reais.

A moça abriu nossos olhos e nos fez ver que poderíamos fazer tudo sozinhos, sem pagar aulas no carro da autoescola, sem pagar taxas extras e nos fez gastar no total menos de quinhentos reais.

Após aprovação em todos exames é marcada a prova teórica que no nosso caso foi feito no nosso próprio carro que já era automático. O exame na cidade de São Paulo é feito dentro do estacionamento do Shopping Aricanduva em meio ao tráfego normal do shopping, decidimos que seria bom um treinamento antes e chegamos a um instrutor particular especializado e homologado que oferece aulas no nosso próprio carro em circuito muito parecido ao do teste, pagamos R$ 150,00 em duas horas de aula, onde foi de vital importância, pois foi ensinado a velocidade correta do trajeto, paradas obrigatórias e o principal que foi o treino da baliza em nosso carro que era bem grande.

Após a aula o teste foi bem tranquilo o treinamento foi vital para aprovação com louvor sem penalizações.

Com a CNH em mãos começa a dura missão de listar as montadoras e modelos desejados, verificar os prazos e os procedimentos a cerca das cartas de isenções de IPI e ICMS.

(Quer contribuir com sua Opinião de Dono? Nos envie um e-mail solicitando o formulário Opinião do Dono – [email protected])

Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD