Mercado

Quais foram os lançamentos mais marcantes de 2020?

Em ano conturbado, montadoras seguiram investindo em novidades para o mercado nacional com predomínio do avanço dos SUV’s.


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O ano de 2020 certamente ficará marcado na história de muitos, um ano totalmente atípico, adoção de novos costumes e regras em virtude da pandemia. Inclusive as montadoras também sentiram os efeitos, principalmente nos primeiros meses, com vendas relativamente baixas.

Além disso, cronogramas de lançamentos e demais novidades também foram alterados e sofreram postergações nos seus prazos, mas algumas exceções ocorreram. Sim, na era das transmissões ao vivo na internet, montadoras passaram a usufruir de plataformas digitais para apresentar novos modelos e ideias, diferente dos tradicionais eventos realizados para tal.


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Vamos trazer uma pauta bem interessante, alguns dos veículos lançados em 2020 que podem ser considerados os mais marcantes e importantes na indústria automotiva brasileira. Os modelos serão apresentados em ordem cronológica.

Janeiro

Ainda sem pandemia e casos no Brasil, o primeiro mês do ano de 2020 já iniciou com novidade no mercado nacional. Prometido pela Kia há anos, o hatch compacto Rio chegou importado do México em duas versões de acabamento e apenas um conjunto mecânico: motor 1.6 aspirado e câmbio automático, herança do primo Hyundai HB20.

Infelizmente, até o momento, o modelo não engrenou nas vendas e sequer é visto circulando em algumas cidades brasileiras. Para o público PcD não é vendido em razão da origem e da ausência de acordo com a Receita Federal.   

Fevereiro

No segundo mês do ano, o último vivido em 2020 de forma habitual, a Audi passou a trazer importado da Hungria em três versões o SUV de entrada da marca: o Q3, trazendo motor 1.4 e câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas. O modelo da marca premium do Grupo Volkswagen presente no Brasil é disponibilizado ao público PcD. 

Março

No mês que o mundo passou por uma mudança radical de postura por conta da pandemia, dois SUV ‘s compactos foram lançados no mercado brasileiro que causaram grande impacto. Na primeira quinzena do mês foi o Renault Duster, agregando mudanças visuais internas e externas, acompanhadas de melhoria de conteúdo (nova central multimídia, câmera 360°) e acabamento, entre outras. O modelo veio com cinco versões de acabamento, incluindo a Life 1.6 CVT exclusiva ao público PcD que foi descontinuada.

Primeiro lançamento da era das lives, o Chevrolet Tracker foi alvo de uma alteração de planos quanto ao seu lançamento. Em geração completamente nova, adotou motores turbo 1.0 e 1.2, sendo o primeiro modelo do segmento a trazer Wi-Fi nativo de fábrica. No portfólio foi inserida uma versão exclusiva para o público PcD, também responsável pelo grande sucesso que se tornou no país.

Maio

Depois de um abril morno, mais um SUV para “mexer com as estruturas” do mercado. Estou falando do Volkswagen Nivus, responsável por inaugurar a ideia de crossover compacto com carroceria cupê, trazendo consigo um design com estilo próprio e muita tecnologia embarcada.

O modelo da marca alemã se tornou o mais barato a venda no país a dispor do ACC, o famoso controle de cruzeiro ou piloto automático adaptativo, opcional na versão de acesso Comfortline e de série na versão topo Highline – ambas na época custando abaixo de R$ 100.000. Foi adotada também uma nova central multimídia com tela de 10 polegadas e recursos nunca antes vistos na VW, como a possibilidade de instalar apps de música, comida e livros no dispositivo.

Junho

Mesmo sendo uma picape, ou seja, não sendo possível a aquisição pelo público PcD, a Fiat Strada teve sua segunda geração lançada no fim do primeiro semestre de 2020, com atraso. Com três versões de acabamento, duas de motor e duas de caçamba, inovou por ser a primeira compacta a dispor de quatro portas. Para 2021 é aguardado o lançamento do modelo com câmbio automático do tipo CVT aliado ao motor 1.3 Firefly.

Outro lançamento é o Caoa Chery Arrizo 6, um sedan médio apresentado em pleno advento dos SUV’s e crossovers. O modelo da marca chinesa chegou em versão de acabamento única equipada com motor 1.5 turbo e câmbio CVT com preço de pré-venda na época abaixo dos R$ 100.000 e lista de série repleta de itens ausentes nas versões de entrada de tradicionais concorrentes, como Toyota Corolla e Honda Civic. 

Agosto

Outro SUV lançado, dessa vez o Ford Territory, importado da China. Posicionado acima do consagrado EcoSport, veio para concorrer com Jeep Compass, Chevrolet Equinox, entre outros da categoria, mas não tem apresentado um número razoável de vendas. Com motor 1.5 turbo de 150 cavalos e 22,5 kgfm de torque de origem chinesa, tem sido um modelo questionado pelo desempenho. No entanto, traz ampla lista de equipamentos e bom nível de acabamento interno, além de design considerado atraente.

Dias depois houve apresentação de mais um modelo da Caoa Chery na sua ofensiva ao mercado brasileiro e adivinhem? Um SUV! Falo do Tiggo 8, modelo com capacidade para sete ocupantes com lista de equipamentos bem recheada e um bom motor 1.6 turbo de 187 cavalos e 28 kgfm de torque. Vale destacar que a expectativa da marca foi superada e a capacidade de produção foi aumentada para suprir a demanda – números parciais de dezembro o trazem acima da Volkswagen Tiguan Allspace.

Setembro

Marcante, aguardado, ousado e polêmico. Assim se define a segunda geração do Peugeot 208, lançada por aqui em setembro – também com certo atraso em virtude da pandemia.

Com design diferenciado, muitos aguardavam essa novidade da marca francesa sob a expectativa de ser o responsável por engrenar as vendas dela por aqui, inclusive com uma versão elétrica no portfólio que chegará em 2021. Apesar disso, a Peugeot de certa forma deu um balde de água fria em alguns, pois o hatch não veio com o mesmo conjunto mecânico e itens da Europa como se especulava. Ele conta com o mesmo motor 1.6 e câmbio automático de seis marchas da geração anterior. Além disso, os preços foram julgados como “fora de realidade”.

Outubro

O décimo mês do ano “acolheu” o Nissan Versa em sua nova geração trazida do México. Com clara evolução em vários aspectos, sobretudo no questionável design do modelo anterior, o sedan compacto da marca japonesa subiu de patamar e agregou equipamentos que antes só eram vistos no SUV Kicks, como câmera 360°, painel com revestimento em couro, faróis em LED, entre outros.

Também vem do SUV o conjunto mecânico formado pelo motor 1.6 de 114 cavalos e pelas transmissões manual e automática CVT.

Novembro

A Toyota, finalmente, lançou em novembro a reestilização da picape Hilux e do seu SUV derivado SW4. Com mudanças estéticas importantes, os modelos receberam upgrade mecânico com motor diesel e passaram a contar com 204 cavalos de potência e 50,9 kgfm de torque, ante 177 cavalos e 45,9 kgfm.

Todas as versões ficaram mais equipadas, com destaque para a nova central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, além de sistema de som da JBL e Toyota Safety Sense para a versão SRX. O também chamado TSS agregou ACC, assistente de permanência em faixa, entre outros recursos de segurança.

[Fotos: Divulgação]

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Published by
Carlos Augusto Nascimento