Com atraente lista de itens de série, bom espaço interno e powertrain atual, o Arrizo 5 chega como mais uma aposta de reerguer a chinesa Chery no Brasil. Seus primórdios por aqui eram formados por Celer Sedan e Cielo Sedan, modelos contestados na época e que não transmitiam sensação de confiança para algumas pessoas, mas o novo sedan compacto premium da marca vem tentar quebrar esse tabu.
A versão que iremos enfatizar é a RX, de acesso e que entra no teto de R$ 70.000 para isenção de ICMS (IPVA na maioria dos estados também), mas que comparando com a versão topo RXT não possui muitos diferenciais, como pode ser visto no review publicado recentemente. Porém, também destacarei aqui as diferenças.
Talvez você já tenha escutado alguém falar que cruzou com um Arrizo 5 nas ruas e achou ele um tanto imponente, com uma impressão de concorrer com sedans médios e induzindo a comparação com modelos como Chevrolet Cruze e Toyota Corolla.
Com dimensões externas generosas e design arrojado a impressão é de fato esta, nesse quesito a Chery acertou e fez um modelo cativante aos olhos.
⇒ Avaliação: Fiat Mobi Drive 1.0 GSR, ágil e versátil
⇒ Avaliação: Volkswagen Voyage 1.6 MSI Automático 2019
⇒ Avaliação: espaço e equipamentos são os trunfos do Fiat Cronos Precision
Com 2,65 m de entre-eixos, um dos seus maiores triunfos, o Chery Arrizo 5 se destaca com um bom espaço interno para todos os seus ocupantes, inclusive os traseiros. Para se ter uma ideia, possuo aproximadamente 1,70 m e com o banco do motorista todo para trás, sobrou ainda bom espaço para os joelhos.
Sentar no meio também não é tarefa difícil, pois o túnel central é relativamente baixo, ou seja, três pessoas vão bem. Com altura de 1,48 m, o espaço para cabeça também é digno de sedan médio, inclusive na versão RXT que conta com teto solar. Se tratando de um carro baixo e com boa abertura de portas, uma pessoa com dificuldades de locomoção não apresentará maiores dificuldades para se transferir.
Contudo, seu porta-malas possui 430 litros, menor que de sedans menores como Ford Ka Sedan que possui 445 litros. Em contrapartida consegue atender com certa tranquilidade um cadeirante, por exemplo.
Como de costume nessa faixa de preço, o acabamento possui plástico rígido, mas com alguns apliques em black piano no painel, maçanetas cromadas e puxadores de porta com acabamento diferenciado para realçar a boa aparência interna do modelo. As portas mesclam tecido e plástico, este que por sua vez precisa de uma melhorada em aspecto e montagem, um tanto diferentes comparados ao painel. Nos arremates do painel, nota-se evolução perante aos modelos anteriores da Chery, mas tudo na média da concorrência. Ponto positivo para os bancos, que apresentam bom material.
Do ponto de vista ergonômico, o Chery Arrizo 5 foi bem pensado, com a maioria dos comandos em fácil acesso e volante que possibilita boa pegada do motorista, apesar de não regular em profundidade, pecado do modelo. Peca também na ausência de paddle shifts – borboletas para as trocas manuais, por sua vez feitas somente na alavanca.
Tomando como referência a aferição do INMETRO, o consumo do modelo é de 6,7 km/l em cidade/8,4 km/l em estrada utilizando etanol e de 9,9 km/l em cidade e 12,1 km/l em estrada. Mesmo possuindo motorização 1.5 turbo e transmissão CVT, seu consumo é mais elevado que de concorrentes como o Fiat Cronos 1.8 AT6, que mesmo com conjunto mecânico julgado ultrapassado para alguns, possui médias mais otimistas. Porém, há de salientar o maior porte e como conseqüência maior peso do Arrizo 5, são 1.348 kg.
Uma grande sacada da Caoa Chery em seus modelos é oferecer mais itens de série por um preço menor que de alguns concorrentes. Com o Arrizo 5 não é diferente, a versão RX é bem completa e possui itens ausentes em alguns sedans do segmento ou que são opcionais, o que eleva o preço. Destaca-se o ar-condicionado eletrônico, a chave presencial, partida por botão e luz diurna em LED. Se for levar em conta a versão RXT, ainda temos teto solar, presente apenas no Toyota Yaris Sedan XLS.
Considerando-se que é um sedan bem recheado, com powertrain atualizado, ótimo espaço interno e design refinado, o Caoa Chery Arrizo 5 é sim um bom custo x benefício, sobretudo quando falamos da versão de entrada para PcD, pois contempla itens ausentes em praticamente todos os modelos dentro do teto de ICMS estipulado atualmente.
Foi meu primeiro contato com um modelo da Caoa Chery, até então só tinha tido com modelos anteriores, como Tiggo e Cielo. Confesso que no geral foi um saldo positivo, deixou uma boa impressão, mas precisa ser aperfeiçoado em alguns detalhes, como multimídia, qualidade sonora, ergonomia e qualidade de alguns materiais utilizados. O porta-malas dá conta do recado, mas é um pouco diminuto. Se a família for grande e for fazer viagens, o conforto estará de certa forma garantido.
Vale a compra? Se você estiver a fim de tentar um modelo da marca, estiver buscando farta lista de equipamentos, motor turbo, entre outros atributos do modelo a compra é sim válida. Porém, caso queira aguardar maior consolidação da Caoa Chery por aqui, como a ampliação da rede de concessionárias e está em dúvida com a qualidade, aguarde um pouco.
O futuro para ela é sim promissor, o caminho é basicamente este e basta o brasileiro estar disposto a quebrar paradigmas para que a evolução seja ainda mais constante e a marca receba um bom feedback dos seus usuários.
Agradecimentos ao gerente Rogério da D21 Motors Natal pela utilização do espaço e disponibilização dos modelos – Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 3839, Capim Macio, Natal – RN
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD