O uso do turbocompressor é uma maneira de aliar desempenho e eficiência em consumo de combustível (o chamado downsizing). Hoje, essa tendência da indústria de fazer motores de menor cilindrada, porém turbinado, já pode ser encontrada até mesmo em carros de entrada das montadoras.
Os carros com motor Turbo propiciam retomadas mais seguras, pois estes motores possuem maior torque em uma rotação mais baixa, além do baixo consumo de combustível. E para auxiliar nessa busca, separamos apenas os carros com câmbio automático e motorização Turbo (até R$ 70 mil) vendidos no Brasil. Confira.
O hatch compacto recém-laçado da Chevrolet, chega repleto de tecnologia, motor 1.0 Turbo e câmbio automático de seis marchas. Consideramos a versão LTZ automática, a mais completa dentro dos R$ 70 mil. O modelo tem preço sugerido de R$ 68.890, o modelo pode ser adquirido pelo público PcD por preço a partir de R$ 56 mil, de acordo com a cor escolhida.
O motor 1.0 Turbo do Onix, é Flex e possui até 116 cavalos de potência com torque de 16,8 kgfm. Associado ao câmbio automático de seis velocidades.
A lista de equipamentos desta versão agrada, entre os principais itens, o modelo traz, seis Airbagsa, ar-condicionado, direção elétrica, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade e tração, piloto automático, comandos no volante, faróis e lanternas de neblina, MyLink com tela de 7″ e integração através do Android Auto e Apple CarPlay. Além de OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT, roda de liga leve aro 15″, sensor de estacionamento traseiro, Isofix, monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, carregador Wireless, chave com sensor de aproximação, partida sem chave, entre outros.
Assim como sua variante hatch, o Onix Plus traz várias tecnologias, motor 1.0 Turbo e câmbio automático de seis marchas. Consideramos a versão LT automática, pois para a variante sedan, essa é a mais completa dentro dos R$ 70 mil. O modelo tem preço sugerido de R$ 68.400, e assim como na variante hatch, pode ser adquirido pelo público PcD por preço a partir de R$ 56 mil, de acordo com a cor escolhida.
A motorização é a mesma do hatch, ou seja: 1.0 Turbo Flex com até 116 cavalos de potência e torque de 16,8 kgfm. Associado ao câmbio automático de seis velocidades.
Confira os itens de série desta versão: ar-condicionado, direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, seis airbags, Isofix, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, controles do radio e telefone no volante, entrada USB dupla para o banco traseiro, faróis de neblina. Além de central multimídia MyLink, com tela de 7″, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT, sensor de estacionamento traseiro, OnStar + Conectividade Chevrolet + Wifi, roda de liga leve aro 15″, entre outros.
O Volkswagen Polo estreou no mercado brasileiro trazendo altos níveis de segurança, conectividade e motor Turbo com boa eficiência. Consideramos a versão Sense 1.0 Turbo automática, pois é a única opção Turbo dentro dos R$ 70 mil. O modelo tem preço sugerido de R$ 69.990, e pode ser adquirido pelo público PcD por exatos R$ 57.629,49.
A motorização que equipa esta versão é a 1.0 Turbo (200 TSI – Sense), que rende 128 cv quando abastecido com etanol e 116 cavalos quando abastecido somente com gasolina. Seu torque máximo é de 20,4 kgfm. Este motor é associado à uma caixa câmbio automática de seis velocidades (AISIN).
Entre os principais itens, o modelo traz ar-condicionado, direção elétrica, 4 airbags, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente para partida em aclive, sensor de estacionamento traseiro, ISOFIX, computador de bordo, rodas em aço de aro 15” com calotas, trio elétricos e volante multifuncional. Além de sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect e 4 alto-falantes, suporte para celular com entrada USB para carga, display multifuncional plus, entre outros.
A nova geração do HB20 chega para disputar mercado com os dois modelos citados acima, entre outros do segmento. Para esta lista, consideramos a versão Evolution 1.0 Turbo automática, pois é a única opção Turbo dentro dos R$ 70 mil. O modelo tem preço sugerido de R$ 67.190, e pode ser adquirido pelo público PcD por exatos R$ 54.423,90.
O novo HB20 Evolution traz o inédito motor 1.0 Turbo GDI com injeção direta de combustível de 120 cv e 17,5 kgf.m de torque; a transmissão utilizada nesta versão é a automática de seis velocidades.
De série, o novo HB20 Evolution traz ar-condicionado digital, direção elétrica, airbag frontal duplo, freios ABS com EBD, ISOFIX com top tether, controle de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, computador de bordo com 7 funções. Além de central multimídia flutuante com tela de 8″, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático com comandos no volante, limitador de velocidade, entre outros.
A terceira geração do seu SUV compacto Tracker chega para balançar o segmento de SUVs abaixo de R$ 70 mil. Para esta lista, consideramos a versão 1.0 Turbo automática exclusiva para PCD (lote promocional), única opção abaixo de R$ 70 mil. O modelo tem preço sugerido de R$ 69.990, e pode ser adquirido pelo público PcD por exatos R$ 56.870.
O SUV chega com o motor 1.0 turbo flexível de três cilindros e injeção de combustível indireta que equipa a linha Onix. Entrega 116 cv de potência a 5.500 rpm tanto com etanol quanto com gasolina, possuindo torque de 16.8 kgfm com etanol e de 16,3 kgfm com gasolina a 2.000 rpm. A transmissão utilizada é a automática com conversor de torque de seis velocidades.
A lista de itens de série contempla ar-condicionado analógico, direção com assistência elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags, faróis e lanternas de neblina, DRL em LED, painel de instrumentos com tela em TFT monocromática de 3,5 polegadas, central multimídia MyLink III com tela de 8″ e funções com espelhamento para AndroidAuto/Apple CarPlay, câmera de ré, sistema Stop/Start (desligamento automático do motor em pequenas paradas), chave presencial com partida por botão, entre outros itens.
O modelo da marca alemã grande expectativa de uma versão abaixo de R$ 70 mil. Pois bem, o modelo está à venda desde setembro do ano passado, e a versão Sense 1.0 Turbo automática exclusiva para PCD, é única opção abaixo de R$ 70 mil. O modelo tem preço sugerido de R$ 69.990, e pode ser adquirido pelo público PcD por exatos R$ 57.630.
Com motor 1.0 200 TSI, o modelo entrega 116 cavalos de potência a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina e o torque nesse combustível é de 20,4 kgfm ou 200 NM a 2.000 rpm, conforme traz a Volkswagen. No etanol se repete o torque na mesma faixa de rotação e o que difere é a potência, passando a gerar 128 cavalos também a 5.500 rpm. A transmissão aqui utilizada é a mesma das demais versões, automática com conversor de torque de seis marchas da AISIN.
Entre os principais itens de série, o modelo traz ar-condicionado manual, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags, ISOFIX, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito e repetidores de seta, faróis de neblina com DRL em LED integrado e função “Cornering Light”, lanternas traseiras em LED, alarme, computador de bordo com display multifuncional, central multimídia Composition Touch com tela sensível ao toque de 6.5 polegadas e App-Connect, volante multifuncional, rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros itens.
[Fotos: Divulgação e Michael W. – Mundo do Automóvel para PCD]