in ,

Volkswagen lança o T-Cross Sense – versão do SUV exclusiva ao público PcD

Desde o seu lançamento oficial no Brasil, em Fevereiro de 2019, muito se falou e aguardou sobre a chegada de uma versão do SUV compacto Volkswagen T-Cross que tivesse como o público PcD almejado exclusivamente do mesmo modo como a maioria dos concorrentes diretos (versão Sense). Hyundai Creta, Jeep Renegade, Citroën C4 Cactus, entre tantos outros são alguns desses exemplos. Contudo nada aconteceu, o modelo da marca alemã foi lançado sem versão PcD e desde então vinha sendo especulada.

No entanto, desde o mês de setembro em diversos grupos de redes sociais, entre outros lugares o assunto voltou a ser amplamente mais discutido, dessa vez com contornos mais nítidos e até com envolvimento de algumas mídias especializadas. Ali sim estava começando a se pensar na inclusão da versão Sense no T-Cross, versão essa já existente nos compactos Polo e Virtus também destinados exclusivamente ao público PcD. Questionou-se então sobre a provável lista de itens de série do modelo, uma vez que a expectativa de muitos fosse de um modelo com parca quantidade de equipamentos e talvez até com o motor 1.6 MSI de 120 cavalos que é utilizado no modelo para exportação.

A espera acabou e a Volkswagen liberou o início dos pedidos do SUV derivado do hatch Polo de nome T-Cross Sense com motorização 1.0 200 TSI de até 128 cavalos e uma lista de equipamentos um tanto atrativa. O modelo tem como base a versão de acesso denominada 200 TSI com câmbio automático de seis marchas, esta versão é precificada pelo site em R$ 94.490, além da nova Versão Sense (apresentaremos abaixo), ela também está sendo ofertada para o público PcD com isenção de IPI e bônus fábrica de 15%, chegando aos R$ 75.150,34. 

Veja Também

⇒ Conheça o VW Virtus PcD (Sense) 2020: preço, fotos e itens de série

⇒ Volkswagen Polo PcD: Preço, Fotos e Equipamentos

⇒ Além do T-Sport, VW terá outro SUV nacional abaixo de T-Cross

Volkswagen T-Cross Sense (PcD): equipamentos

Compondo a lista de equipamentos do modelo, podemos citar os seguintes itens: ar-condionado manual, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” para os dianteiros, travas elétricas, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito e repetidores de seta, faróis de neblina com DRL em LED integrado e função “Cornering Light”, lanternas traseiras em LED, rack de teto, volante com regulagem de altura e profundidade, bancos em tecido com regulagem milimétrica de altura para o motorista, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema ISOFIX, alarme, computador de bordo com display multifuncional, central multimídia Composition Touch com tela sensível ao toque de 6.5 polegadas e App-Connect, volante multifuncional, rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros itens.

Interessante citar que a lista de equipamentos de série do T-Cross 200 TSI e do T-Cross Sense 200 TSI se difere somente pela questão da ausência de sensor de estacionamento e apoio de braço na versão PcD, sendo exatamente igual nos demais itens. Mesmo sendo baseada na versão de acesso, mostra que a Volkswagen se preocupou em fazer um modelo com custo x benefício razoável perante a grande concorrência que enfrenta, muito por conta do modelo estar numa crescente escalada de vendas e isso deve continuar.

Volkswagen T-Cross Sense (PcD): especificações

Como dito anteriormente, muito se esperava pela opção de motor 1.6 MSI para a versão, inclusive por conta de preços e também de não possuir versões PcD de veículos do segmento com motorização turbinada, algo que a VW trouxe. Estamos falando do motor 1.0 TSI presente no Polo e Virtus com a mesma ficha técnica, inclsuive denominado como 200 TSI em menção ao torque na medida Newton-Metro.

No desempenho são 116 cavalos de potência a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina e o torque nesse combustível é de 20,4 kgfm ou 200 NM a 2.000 rpm, conforme traz a Volkswagen. No etanol se repete o torque na mesma faixa de rotação e o que difere é a potência, passando a gerar 128 cavalos também a 5.500 rpm. Seu 0 a 100 km/h é de 10,4 segundos e o modelo possui desempenho consideravelmente bom, mas focando na economia de combustível.

A transmissão aqui utilizada é a mesma das demais versões, automática com conversor de torque de seis marchas da AISIN. Quanto às dimensões, o T-Cross Sense possui 4,20 metros de comprimento, 2,65 metros de entre-eixos, 1,76 metros de largura e 1,57 metros de altura. Seu porta-malas possui capacidade de 373 litros, podendo ser ampliada para 420 litros quando se reajusta o encosto do banco traseiro. Seu tanque de combustível tem 52 litros de capacidade.

Volkswagen T-Cross Sense (PcD): cores e preço

O modelo possui três opções de cores no seu catálogo sem adição de custos, sendo elas as sólidas Branco Puro e Preto Ninja, além da metálica Prata Sargas. Quanto ao preço sugerido estamos falando de um modelo cujo valor com as isenções já atribuídas fica em R$ 57.630, sensivelmente superior ao valor de aquisição dos demais, mas isso se deve por conta do motor 1.0 possuir alíquota de IPI reduzida, fazendo com que o valor da isenção seja menor.

No tocante ao IPVA, ele possuirá isenção praticamente em todos os estados do Brasil, valendo um adendo para o Rio de Janeiro. No estado a regra para a concessão do benefício é que a NF não ultrapasse R$ 55.000, algo que ocorre aqui, então no estado o IPVA será cobrado integralmente.

Um benefício trazido pela fabricante é o das três primeiras revisões gratuitas, fazendo com que os custos de manutenção caiam e no final das contas possa ser uma opção favorável para se passar os quatro anos obrigatórios. As entregas devem começar a ocorrer em breve.

Siga o MDA nas redes sociais:

Written by Augusto

Carlos Augusto Nascimento, 19 anos, desde pequeno um apaixonado pelo mundo automotivo e PcD desde o nascimento. Atuando no ramo para contribuir mais e mais a cada dia na informação e ajudar na realização do sonho do carro novo!!

Siga o MDA nas redes sociais
Facebook -- Instagram -- Youtube -- Twitter

Deixe uma resposta

Loading…

Chevrolet Onix Plus Premier tem aumento de preço

Conheça o Toyota Raize, futuro SUV nacional