A nova unidade de produção da Stellantis, localizada no Polo Automotivo Fiat de Betim (MG), inicia a fabricação da família de motores GSE Turbo. A fábrica tem capacidade inicial de produção de 100 mil unidades por ano e exigiu recursos da ordem de R$ 400 milhões para pesquisa e desenvolvimento.
Nesta primeira etapa, a fabricante vai produzir o motor 1.3 turbo de quatro cilindros que gera até 180 cv de potência e mais de 27 kgfm de torque e, ainda em 2021, terá expansão com novos investimentos adicionais da ordem de R$ 100 milhões para produzir o propulsor 1.0 turbo de três cilindros.
⇒ Afinal, quando chegará o Jeep Compass 2022 ao mercado brasileiro?
⇒ O que já sabemos dos novos Jeep Renegade e Compass 2022?
⇒ Jeep pretende entrar no segmento de SUVs subcompactos
“A Stellantis abre uma nova era para nossa presença sustentável na América Latina e o início da produção desse motor GSE Turbo de classe mundial é uma grande notícia para a economia brasileira. Estou convencido de que nossos talentosos e comprometidos funcionários farão o possível para garantir a satisfação de nossos clientes”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, por ocasião de sua primeira visita ao Brasil desde a criação da Stellantis, em janeiro.
“A inauguração desta planta de motores turbo representa um passo estratégico na direção de ampliarmos nossa presença na América Latina. Também traz muitas possibilidades para nossa gama de produtos, pois os motores GSE Turbo reúnem as melhores tecnologias de desempenho e sustentabilidade, com ganhos no consumo de combustível e redução de emissões. Esta nova produção será fonte de grande orgulho e motivação para todos nós”, acrescentou Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Sul.