Não é de hoje que os Airbags passaram a ser itens obrigatórios nos veículos que são vendidos no Brasil, assim como os freios ABS. Mas acontece que muitos motoristas não conhecem ou não sabem como funcionam os airbags e, consequentemente, não sabem quais são os riscos e as precauções que este acessório de suma importância oferece, não só ao motorista, mas a todos, dependendo do modelo do carro, que estejam dentro do veículo.
Para que você possa entender a real importância do airbag, não só o frontal, como os laterais e os de cortina, este texto irá falar sobre cada um deles.
⇒ Qual a importância do sistema ISOFIX?
⇒ Qual a importância do controle eletrônico de estabilidade e tração?
⇒ Os prós e contras dos pneus verdes
O que é Airbag?
Airbag é uma palavra inglesa, que na sua tradução livre significa “bolsa de ar”. Ele é um dispositivo que funciona a partir da explosão de um composto químico que enche a bolsa em frações de segundos. O objetivo do airbag é amortecer o impacto dos passageiros contra a estrutura do carro na ocorrência de uma batida.
Ele é um dispositivo de segurança inflável que reduz os riscos de ferir as pessoas nos casos em que ocorra um acidente, sendo obrigatório estarem em todos os veículos e em todas as partes deles.
E existem diferentes tipos, localizados em várias partes do veículo. Este texto irá retratar dos três que são considerados os mais importantes, embora, quando a questão é a segurança, não existe menos ou mais importante. Os itens de segurança são importantes e fim de papo.
Sendo assim, os três airbags que serão apresentados são:
Frontal – no início, quando as empresas passaram a incluir o airbag no veículo, eram como bolsas frontais, feitas para que impedissem que o motorista tivesse algum contato com o painel do veículo ou com o volante em caso de alguma colisão. O primeiro dispositivo deste tipo foi apresentado em 1973. Com o passar dos anos, foi evoluindo para bolsas de duplo estágio, que eram acionadas de acordo com a intensidade da batida ou do tamanho da pessoa que estava seguindo com o veículo, evitando ferimentos mais graves causados pela explosão da bolsa. Esse tipo de airbag é o mais comum entre todos e passou a ser obrigatório em todos os veículos, no Brasil, a partir de 2014.
Lateral – também conhecido como sidebag, essa bolsa de ar protege o tronco dos ocupantes do veículo. Possuem diferentes tipos, sendo o mais utilizado o alongado, que inclui a cabeça na proteção e é mais comum em veículos conversíveis modernos. A primeira aparição do airbag lateral se deu em 1995.
Cortina – é do tipo cortina, que fica estendida de uma coluna à outra do veículo. No início dos anos 2000, veículos sofisticados passar a vir com os airbags laterais tubulares, erguidos junto aos vidros. Mas logo foram substituídos para as cortinas, que conseguem amenizar os traumas em batidas laterais e ainda possuem uma proteção para os passageiros dos fragmentos de vidro.
Assim sendo, a importância desses três airbags se mostra essencial para a proteção de todos os ocupantes do veículo.
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD