in

Qual a importância do controle de tração e controle de estabilidade?

Publicidade
Publicidade

O controle de estabilidade e tração é considerado por especialistas como a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança.

O Latin NCAP (programa que avalia a segurança dos carros), por exemplo, atribui cinco estrelas apenas para os modelos que forem equipados com este dispositivo.

Publicidade
Publicidade

Controle de estabilidade

Popularmente chamado por ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade), como ele funciona?

O ESP é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional do veículo como por exemplo, em curvas fechadas, desvios bruscos ou em pisos escorregadios, garantindo maior segurança.

Publicidade

Teste dos controles de estabilidade e tração feito pelo Latin Ncap: 

Veja Também

⇒ Latin NCAP: Onix recebe três estrelas após ganhar reforços estruturais

⇒ Nissan Kicks: O Modelo Avaliado pelo Latin NCAP Consegue Quatro Estrelas

⇒ VW Virtus recebeu nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP

Controle de tração

O controle de tração ou TCS (traction control system) é um sistema eletrônico gerenciado por uma central que atua sobre os freios e o motor do carro, reduzindo o torque de uma ou mais rodas, evitando que o torque seja enviado de forma desigual às rodas, permitindo um maior controle do carro em situações de baixa velocidade, principalmente no momento de aceleração nas saídas de curva. A central também aciona o sistema de freios ABS para bloquear a roda sem tração.

Publicidade

Como eu sei que meu carro possui esses itens?

Uma das maneiras de identificar a existência de um dos controles é, consultar o manual ou a ficha técnica do modelo, outra maneira de identificar um dos controles é procurando a existência de um botão no console ou painel, como no exemplo abaixo, esse é um dos indicativos da presença de um dos itens no carro. Vale ressaltar que não é recomendado desativá-los.

Publicidade


Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD

Deixe uma resposta

Loading…