in

Qual a importância do sistema ISOFIX?

Publicidade
Publicidade

ISOFIX (fixação de cadeirinhas infantis) – Quem está dentro de um automóvel, seja motorista ou passageiro, precisa se preocupar em garantir sua segurança, usando para isso o cinto de segurança (mesmo no banco de trás dos carros a colocação do item é obrigatória, e quem não usa pode ser multado).

Mas, e para as crianças, principalmente os bebês e as menores de cinco anos, como fica a sua segurança? Nesse caso, para garantir que nada acontecerá, mesmo em caso de acidente, entra em cena um item muito importante, o sistema ISOFIX.

Publicidade
Publicidade

O que é o sistema ISOFIX?

O sistema ISOFIX é um sistema de padrão internacional que controla a fixação das cadeiras infantis (seja para bebês ou para crianças um pouco maiores) e ele funciona através de um sistema bem interessante, o de ancoragem.

O que isso significa? Basicamente, que a criança, quando colocada na cadeirinha e esta é fixada usando o sistema ISOFIX, permite que seu filho esteja protegido por duas barras horizontais, fixadas no assento do veículo e que fazem parte da estrutura do carro.

Publicidade
Publicidade

Para conectar uma cadeirinha usando o ISOFIX é muito simples (tanto quanto o cinto de três pontos usado na maioria dos carros brasileiros): basta conectar duas presilhas que fixam na parte de trás da cadeirinha às barras do carro.

Ter certeza que a cadeirinha do bebê está bem presa também é muito simples. O equipamento faz o conhecido som de “clique”, o mesmo que você ouve sempre que coloca o cinto de segurança.

Publicidade
Publicidade

O ISOFIX é tão completo que dispõe ainda de um terceiro ponto de fixação. Esse recurso é muito útil caso o veículo sofra uma colisão frontal ou você precise frear bruscamente o carro para desviar de algum obstáculo ou de outro veículo, por exemplo.

Veja Também

⇒ Motoristas com CNH Especial podem ser multados?

⇒ Multas de trânsito: como saber se tem e como recorrer

⇒ Estacionar em vaga de deficiente pode render multa gravíssima.

Afinal, qual a importância do sistema ISOFIX?

Bem, agora que você compreendeu o que é o sistema ISOFIX, deve estar se perguntando sobre sua importância. Se já tenho um sistema de cinto de três pontas para transportar meus filhos na cadeirinha, porque deveria mudar para o ISOFIX?

Publicidade
Publicidade

Nossa resposta é simples: muito mais segurança. O sistema utilizando o cinto de três pontas é eficaz, mas o ISOFIX aumenta a proteção para a criança, principalmente os bebês muito pequenos, em caso de acidentes.

Como sabemos, os bebês são muito frágeis, e em caso de colisão eles podem se machucar gravemente ou até mesmo morrer. Por isso, utilizar bons equipamentos, que garantam a segurança de seu filho é tão importante.

Publicidade
Publicidade

O sistema ISOFIX já é obrigatório em diversos países e, aos poucos, está se tornando padrão no Brasil exatamente por sua segurança redobrada. Alguns pais podem achar complicado ou mesmo perda de tempo usar tantos cintos, mas na hora de um acidente é que será possível mensurar a segurança do equipamento.

O ISOFIX é importante para proteger os pequenos, mesmo no caso daquelas batidas mais leves ou mesmo de freadas bruscas. Quando estamos dirigindo, não temos como prever se bateremos em alguém ou como. Por isso é tão importante se prevenir.

Publicidade
Publicidade

Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD

Deixe uma resposta

Loading…