A Volkswagen divulgou oficialmente por meio de videoconferência os dados técnicos e tecnológicos do seu mais próximo lançamento não só brasileiro, como para a América Latina em si, o SUV médio Taos. Com clara missão de desbancar o Jeep Compass da liderança, virá para concorrer diretamente com as versões flexíveis do modelo que será renovado em breve.
Com lançamento programado para o segundo trimestre de 2021, o VW Taos já teve seu design revelado ainda em 2020, além de já ter sido guiado por alguns membros de imprensa automotiva nos Estados Unidos. Já era sabido que o modelo virá “a priori” apenas com a motorização 250 TSI (1.4 TSI) turboflex com 150 cavalos de potência e torque de 25,5 kgfm aliada ao câmbio automático de seis marchas, proporcionando 0 a 100 km/h de 9,3 kgfm e velocidade máxima de 194 km/h. A suspensão traseira será multilink.
Quanto aos itens de série do modelo, cujas versões serão Comfortline e Highline, a marca alemã informa que farão parte da lista os seguintes recursos: ACC (controle de cruzeiro ou piloto automático adaptativo) com função Stop and Go que fará o veículo acelerar novamente após frenagem completa, Front Assist (sistema de frenagem automática), AEB (frenagem autônoma de emergência), detector de pedestres, sistema de frenagem de manobra, alerta de tráfego cruzado, sensor de fadiga, alerta de ponto cego, chave presencial com partida por botão, entre outros.
Veja Também
⇒ Volkswagen confirma seu novo SUV Taos para o 2º trimestre de 2021
⇒ Volkswagen Taos é flagrado em possível versão Comfortline
⇒ Calmon: VW Taos mostrado sem disfarces
Assim como em outros modelos da marca, contará com seletor de condução com modos Eco, Normal, Sport e Individual. Outro dado não revelado formalmente, mas observado em flagras é que a versão Highline virá com faróis com sistema IQ Light com farol alto automático e luz de curva dinâmica.
No âmbito das dimensões, o Taos foi fortemente comparado pela fabricante com o Jeep Compass, levando relativa vantagem na maioria dos aspectos. O comprimento total será é de 4.461 mm (4.394 mm no Compass), entre-eixos de 2.680 mm (2.636 mm no Compass), 1.841 mm de largura (1.819 mm no Compass), altura de 1.626 mm (1.633 mm no Compass) e porta-malas de 498 litros, ante 410 no modelo da marca norte-americana. O Taos tem ainda balanço dianteiro de 900 mm e balanço traseiro de 881 mm.
O vão livre foi divulgado com três referenciais: do solo para o eixo dianteiro são 185 mm, do solo para o entre-eixos são 246 mm e do solo para o eixo traseiro são 206 mm. Ademais, o modelo será 136 kg mais leve que o Compass, pesando 1.420 kg.
Fotos: VW Taos
[Fotos: AutoBlog Argentina]