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Por que as montadoras concedem bônus na aquisição de carro com isenção?

A prática da concessão de bônus na aquisição de veículos com isenção seja apenas do IPI ou dele somado ao ICMS tem se mostrado bastante adotada e repetida em diversas fabricantes de carros em nosso território. Na maioria dos casos são incentivos que cativam o público por reduzirem de modo ainda mais significativo o valor de compra do modelo e fazendo com que muitas vezes aquele carro que mesmo com isenção não tenha um custo x benefício bacana venha a ter. Mas ai vem uma questão que é justamente a do título: por qual motivo existem esses bônus complementando as isenções?

Pois bem, eles são concedidos com vários intuitos, entre eles de alavancar as vendas, aumentar a relação custo x benefício como dito acima, além de muitas vezes acabar suprindo a isenção do ICMS que seja impossibilitada em determinada opção. Além disso, as montadoras muito bem observam o número expressivo nas vendas para o público de pessoas com deficiência, inclusive o quanto exigente está o usuário no momento da compra do veículo para se locomover. Outra razão bem importante está relacionada diretamente ao teto estipulado para a isenção de ICMS, mantido há 10 anos em R$ 70.000,00.

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Desse modo, foram se criando estratégias para driblar essa inalterabilidade no teto, inclusive a adoção de versões exclusivamente dedicadas a essa modalidade de compra, as chamadas “versões PcD” que estão presentes em grande maioria em SUVs compactos como Jeep Renegade, Hyundai Creta, entre outros, mas também em outros segmentos como o de hatches compactos e monovolumes com o VW Polo, Peugeot 208 e Honda Fit, por exemplo. Só que com o passar do tempo e com os expressivos aumentos nos valores dos veículos, passou a existir uma dificuldade na manutenção dessas versões sem que haja alterações significativas no conteúdo, ou seja, infelizmente tais opções acabam ficando mais básicas ou até saem do catálogo de suas marcas, quando não substituídos por modelos abaixo.

Com isso, muitos compradores acabam por adquirir os ainda existentes e os equipam com rodas, bancos em couro, central multimídia, entre outros itens que podem acabar saindo por um valor salgado e de repente não valendo tanto a pena no que diz respeito ao financeiro, mas que muitas vezes pela isenção do IPVA ser condicionada ao limite do ICMS acabam preferindo esses modelos. Nesse cenário entram os modelos com isenção de IPI mais bônus de fábrica que na sua maioria possuem percentual semelhante ou igual ao que equivale ao ICMS, suprindo a carência da isenção daquele imposto, além de nesse caso terem a obrigatoriedade de ficar com o veículo por apenas dois anos e não quatro, apesar da obrigatoriedade do pagamento do IPVA na maioria dos estados.

São modelos diversos como Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade Diesel, Chevrolet Cruze, mais recentemente Honda WR-V, entre tantos outros modelos que ultrapassam o teto. Contudo existem modelos e marcas como Chevrolet, Fiat e Chery nos modelos Arrizo 5 e Tiggo 2 que gozam desse benefício concedido mesmo com ambas as isenções dadas, valendo a você caro leitor decidir se opta pela aquisição com bônus dentro do teto, acima ou até mesmo não nessa modalidade. Compensa? É algo relativo, pois cada um possui condição financeira e prioridades distintas, se o seu foco é equipamentos pode compensar a compra, inclusive o objetivo é economizar ainda mais dentro das duas isenções, mas dependendo do orçamento pode ficar um pouco puxado.

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Escrito por Augusto

Carlos Augusto Nascimento, 19 anos, desde pequeno um apaixonado pelo mundo automotivo e PcD desde o nascimento. Atuando no ramo para contribuir mais e mais a cada dia na informação e ajudar na realização do sonho do carro novo!!

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