Para que você possa transitar em vias públicas é preciso estar em dias com toda a regulamentação de trânsito e ainda com a legislação brasileira, sendo procedimento que não cobrem apenas a situação da sua CNH ou ainda do seu veículo, mas também o pagamento de formas de acesso a vias, sendo elas o conhecido pedágio.
Por meio do pedágio as concessionárias responsáveis pela manutenção dos espaços de vias públicas, como as estradas, por exemplo, conseguem tirar o lucro dos serviços oferecidos e levantam recursos essenciais para realizar os procedimentos necessários em suas atividades de trabalho.
O valor investido no pedágio é pago de acordo com a tarifa quilométrica em um cálculo específico, que irá determinar quanto a concessionária daquela região pode e deve cobrar de pedágio para o passeio de veículos. Um exemplo de valor de pedágio pode ser citado para usar no cálculo do processo, em SP, onde a tarifa quilométrica custa quase 2 centavos por quilômetro.
Quer saber mais sobre o pagamento do pedágio e se há a possibilidade de fazer isso com o cartão de crédito ou de débito? Vamos lá!
Pagamento de pedágio com dinheiro
O pagamento de pedágio é feito de forma usual e comumente utilizando dinheiro vivo, o conhecido pagamento em espécie. Essa forma de pagar pedágio é a mais antiga e que é aceita por todos os pontos de coleta, sendo em alguns casos a forma de pagamento única exigida.
Mas, como nem todas as pessoas conseguem ter em mãos o dinheiro vivo para pagamento das tarifas de pedágio, procurando facilitar tudo com o uso de cartões, alguns pedágios deverão chegar a inserir o serviço, após a aprovação de lei que permitirá o uso desse serviço. No entanto, por enquanto, o pagamento ainda é feito em dinheiro.
Veja Também
⇒ Rodízio SP: confira horários, placas, locais e quem tem direito à isenção
⇒ Qual tipo de Insulfilm é permitido?
⇒ Desconto de CNPJ (MEI, ME e etc…): como funciona?
Pagamento de pedágio com cartão de crédito ou débito
O pagamento do pedágio por meio do cartão de crédito ou de débito ainda não é uma possibilidade, sendo por enquanto uma ideia de grande valor para muitas pessoas, mas que ainda não foi aceita por muitos Estados brasileiros nem ao menos para pensar em uma forma de implementação. Mas, o Estado de São Paulo tem desenvolvido a ideia e indica que brevemente será possível fazer o pagamento de pedágio utilizando cartão em seus postos.
Para isso, existe uma lei em tramitação que deve seguir com aprovação e que já passou pela Comissão de Transportes e Comunicação, o projeto de lei 761/2011, do deputado Carlos Grana (PT), que alega a necessidade e oportunidade do pagamento do valor de pedágios utilizando o cartão magnético de débito ou de crédito nas praças de pedágio do Estado de São Paulo.
Com essa lei em devida aplicação todo o processo de pagamento de pedágio será ainda mais facilitado e as pessoas poderão utilizar apenas carta para pagar esses valores, sem precisar andar por aí com dinheiro vivo se preocupando em deixar sempre o valor do pedágio por perto.