Lançado no mercado brasileiro em novembro de 2011, já como modelo 2012, o sedan compacto Nissan Versa representou naquela época um relativo salto no segmento, se posicionando num patamar mais superior que contava com o também recente Chevrolet Cobalt, Ford New Fiesta Sedan e Volkswagen Polo Sedan – este já em final de carreira. Com ótimo espaço interno, se consagrou como ótima opção para famílias usufruírem de um veículo confortável e com porta-malas de 460 litros, adequado para o contexto.
Anos mais tarde foi nacionalizado, além de receber na gama algumas versões com motor 1.0 aspirado de três cilindros, bem como câmbio automático CVT em conjunto do já conhecido 1.6 que vinha equipando o sedan desde o início. Com isso, foi se popularizando, conquistando seu lugar no mercado (ainda que de forma tímida), além de se consagrar de forma especial entre taxistas e motoristas de aplicativo pelo bom consumo de combustível, entre outros atributos.
No entanto, a primeira geração do modelo foi vendo a concorrência se aperfeiçoar e acabou ficando “parado”, amargando uma certa menor procura de parte do público. Diante disso, a Nissan traz do México a segunda geração totalmente nova e com tecnologias herdadas do SUV compacto Kicks, buscando melhores posições no ranking de vendas. A geração anterior foi rebatizada de V-Drive e continuará em linha.
Confira todos os detalhes da versão de acesso do modelo, a Sense, equipada com câmbio automático e que também pode ter câmbio manual.
O sedan compacto premium da marca japonesa dispõe do motor 1.6 16V flex aspirado herdado do Kicks. Ele entrega 114 cavalos a 5.600 rpm, 4 a menos que o Versa vendido no exterior. Já no torque, são 15,5 kgfm a apenas 4.000 rpm. O câmbio utilizado é automático do tipo CVT que simula seis marchas, o conhecido XTRONIC CVT.
São 4.495 mm de comprimento total, 1.740 mm de largura, 1.475 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 482 litros e o tanque de combustível para 41 litros.
No etanol as médias conforme medição do INMETRO são 8 e 11,7 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 10 e 13,9 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
⇒ Nissan Magnite é apresentado na Índia e chega no Brasil em 2022
⇒ Seminovo até R$ 70 mil: Nissan Sentra SV 2.0 2019
⇒ Nissan March sairá de linha no Brasil; Magnite pode ser sucessor
A versão conta de série com ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com função one touch para o motorista, travas elétricas, retrovisores elétricos, chave presencial com partida por botão, computador de bordo com tela de 3,5 polegadas, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, rodas de aço com calotas de 15 polegadas, sistema de som com USB e Bluetooth, piloto automático, apoio de braço central, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ISOFIX, alarme, seis airbags, freios ABS, entre outros.
Para o público geral o preço de aquisição do modelo parte de R$ 77.990 e para o público PcD ainda não sabemos se haverá disponibilidade por meio de acordo, uma vez que vem do México.
Motor: 1.6
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência Max.: 114 cv @ 5.600 rpm (E/G)
Torque Max.: 15,5 kgfm @ 4.000 rpm (E/G)
Transmissão: Automática CVT que simula seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 195/65 R15
Dimensões: Comprimento 4.495 mm; Largura 1.740 mm; Altura 1.475 mm; Entre-eixos 2.620 mm
Capacidade do tanque: 41 L.
Porta-malas: 482 L.
Peso ordem de marcha: 1080 kg
[Fotos: Divulgação]