Após a Dacia mostrar algumas imagens externas e ter seu interior flagrado por jornalistas do setor (Sandero), os modelos Logan, Sandero e Stepway 2021 são apresentados oficialmente por completo.
Os modelos são construídos sobre a plataforma CMF-B, a mesma do Clio. A linha 2021 de Logan, Sandero e Stepway traz mais segurança e conjunto mecânico mais eficiente, passando a adotar o propulsor de três cilindros naturalmente aspirado e outros dois propulsores turboalimentados, com opção de câmbio manual ou automático do tipo CVT.
A opção básica utilizará o motor 1.0 SCe aspirado de três cilindros com até 65 cavalos de potência ligado ao câmbio manual de 5 marchas. As versões intermediárias e topo de linha terão como opção os motores 0.9 TCe e 1.0 TCe, ambos turboalimentados, com potência de 90 cv e 100 cv, respectivamente. Os câmbios disponíveis para estas duas últimas versões são: manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT.
Veja Também
⇒ Renault Duster 2021: preço, versões, equipamentos e mais
⇒ Renault Captur perde versão Intense, mas volta a ter versão mais em conta
⇒ Renault Sandero e Stepway perdem versões com câmbio CVT
Em termos de dimensões, os modelos Sandero e Stepway ficaram mais largos (1,85 m) e sua altura foi reduzida para 1,50 m. Já o porta-malas, ganhou 8 litros e agora tem 328 litros de capacidade. Já o Logan, foi o que mais conseguiu aproveitar a nova plataforma, pois o modelo ficou 3,6 cm mais comprido, e agora possui 4.396 m. A fabricante informa ainda que entre-eixos está maior, mas não forneceu os dados de distância entre os eixos. Já o porta-malas do sedan, passou a ter capacidade para 528 litros.
Entre os principais equipamentos de série (nas versões mais caras), podemos destacar itens como: ar-condicionado, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags, frenagem automática de emergência, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia com câmera de ré, detector de ponto cego, teto solar, entre outros.
As novas gerações do Renault Logan, Sandero e Stepway 2021 começarão a ser vendidas na Europa até no final desde ano. Já no mercado brasileiro, é esperado apenas para 2022.
Fotos: Logan, Sandero e Stepway 2021
[Fotos: Divulgação]