A organização independente LatinNCAP apresentou ontem (26), um novo protocolo para avaliar a segurança dos carros vendidos na América Latina. A partir de agora aproxima-se do modelo europeu (Euro NCAP) com classificação única, que já é utilizado desde 2014.
A nova metodologia de avaliação já está valendo e vigorará até 2024. Agora, os resultados serão divididos em 5 categoria (adulto, crianças, proteção para pedestres e assistentes de condução). O aumento do rigor nos testes, segundo o Latin NCAP, tem como objetivo alertar os governos sobre a necessidade aumentar a segurança dos automóveis, assim como forçar fabricantes a tornar seus produtos mais seguros.
Veja Também
⇒ Latin NCAP: Hyundai HB20 é rebaixado para uma estrela após novo teste
⇒ Latin NCAP: novo Corolla recebe nota máxima
⇒ Latin NCAP: Renault Sandero alcança 3 estrelas após 2º teste
Itens como controle eletrônico de estabilidade (ESP), aviso de uso de cinto de segurança, sensor de ponto cego, monitor de faixa, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência (AEB) garantem mais pontuação.
Outro teste incluso no novo protocolo é o teste do alce, que consiste em um desvio abrupto seguido de retorno à pista, avaliando a transferência de peso de um lado para o outro do veículo.
[Foto: Divulgação]