A venda no mercado brasileiro desde o ano de 2015, o Jeep Renegade trouxe um diferencial para o segmento, que inclusive ainda estava um pouco mais primitivo que atualmente. Diferencial que ainda hoje é exclusivo entre os SUVs/crossovers compactos, a adoção de motorização diesel e tração 4×4. O modelo mais próximo dele que pode contar com ambos é outro Jeep, dessa vez o Compass.
Veio também como o modelo de acesso da Jeep no país, tornando-se porta de entrada de muitos na marca, até então focada em modelos em um patamar mais elevado, como Cherokee e Wrangler. Atual líder de vendas do segmento, faz muito sucesso entre o público PcD por possuir algumas exclusividades no segmento, como o freio de estacionamento eletrônico.
Na linha 2019 passou por facelift e agregou mais itens de série, sobretudo de tecnologia, para continuar tornando o modelo atraente e manter as suas boas vendas. Vale citar que ano que vem o compacto ganha motorização turboflex. Enquanto não chega, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), grupo controlador da marca, apresenta a linha 2020 com algumas novidades e com a versão PcD mantida, conforme trouxemos anteriormente. Traremos em breve a linha 2020 do irmão maior Compass, fique então com todos os detalhes do modelo.
A partir de agora o Jeep Renegade passa a contar somente com transmissão automática, ou seja, a versão Sport com câmbio manual saiu do catálogo. Porém, ainda podem ser encontradas algumas unidades em concessionárias.
O SUV compacto da marca norte-americana possui a venda em nosso país duas opções de motorização e duas de câmbio, sendo elas automáticas somente, como dito anteriormente. O primeiro propulsor é o já conhecido 1.8 E.torq EVO Flex utilizado também pela irmã Fiat em modelos como Argo, Cronos e Toro. Nele, o modelo possui 135/139 cavalos a 5.750 rpm e 18,8/19,3 kgfm de torque a 3.750 rpm com gasolina e etanol, respectivamente. A tração é exclusivamente dianteira e o câmbio em todas as versões é automático Aisin com conversor de torque de seis marchas. Seu 0 a 100 km/h é de 11,1 segundos.
Já a segunda opção de propulsor para o modelo é o Multijet II Turbodiesel de 170 cavalos a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. A tração nesse caso é sempre 4×4 com redução eletrônica e modos de condução diversos, dependendo do piso trafegado. A transmissão utilizada é a automática de nove marchas da ZF. Seu 0 a 100 km/h é de 9,9 segundos.
São 4.232 mm de comprimento total, 1.805 mm de largura, 1.658 mm de altura nas versões flex, 1.722 mm de altura nas versões diesel e 2.570 mm de entre-eixos. O porta-malas das versões flex possui capacidade para 320 litros e de 273 litros nas versões diesel. O tanque de combustível possui capacidade para 60 litros independente da motorização utilizada.
⇒ VW T-Cross para PcD: isento de IPI + 15% de bônus
⇒ Toyota SW4 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Chevrolet Tracker 2019: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
Jeep Renegade 1.8 Flex AT 2020 (PcD)
A relação de itens do modelo pode ser encontrada no review do modelo por meio desse link.
Jeep Renegade Sport 1.8 Flex AT 2020
A versão de acesso do modelo dispõe de ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos one touch em todas as portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, chave canivete com telecomando, computador de bordo com tela TFT de 3,5 polegadas, sensor de pressão dos pneus, sistema Start&Stop (desligamento automático do motor em pequenas paradas), repetidores de seta nos retrovisores, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, controle de cruzeiro (piloto automático), DRL halógeno e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Além de central multimídia UConnect de 5 polegadas, câmera de ré, duplo airbag frontal, freios ABS a disco nas 4 rodas, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de estabilidade para trailer, sistema anti-capotamento, assistente de partida em rampa, entre outros. Opcionalmente pode receber ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia de 7 polegadas com espelhamento, bancos em couro, entre outros itens.
Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex AT 2020
A versão intermediária com motor flex agora agrega lanternas em LED e os faróis Full-LED de série presentes até então somente nas versões Limited e Trailhawk, sendo opcional na Longitude. Além destes, a versão adiciona rodas de 18 polegadas, central multimídia UConnect touchscreen de 8,4 polegadas com espelhamento, controle do ar-condicionado, entre outras funções, bancos revestidos parcialmente em couro, ar-condicionado digital de duas zonas, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, faróis e lanterna de neblina, sensor de estacionamento traseiro, volante em couro, entre outros itens. Como novidade, pode receber bancos em couro na cor marrom de modo opcional, além de poder agregar airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, entre outros itens.
Jeep Renegade Limited 1.8 Flex AT 2020
Já a versão topo da gama com motor flex adiciona faróis com acendimento automático, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, paddle-shifts no volante para trocas manuais, chave presencial com partida por botão (Keyless entry’n’go), painel com tela TFT colorida de 7 polegadas, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, rodas aro 19, detalhes externos na cor cinza, rodas de 19 polegadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, revestimento de teto na cor preta, entre outros. Pode receber também opcionalmente os bancos em couro marrom, teto solar elétrico, entre outros itens.
Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel AT 4×4 2020
Mesma oferta de itens da versão Longitude 1.8 Flex AT6, diferenciando-se somente pela motorização diesel, câmbio AT9 e tração 4×4. Com a diferença que aqui ela é opção de acesso com essa combinação mecânica.
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT 4×4 2020
A versão mais completa do Renegade com motor diesel traz bancos revestidos parcialmente em couro com costuras vermelhas, ganchos de reboque dianteiros e traseiros também na cor vermelha, controle eletrônico de velocidade em declives, acabamento interno em preto, vermelho e metal Diamond, rodas de 17 polegadas com pneus 225/60 All Terrain (uso misto) exclusivos da versão, entre outros detalhes. Opcionalmente pode receber teto solar elétrico.
Versão | Preço público | Preço PcD |
1.8 Flex AT 2020 (PcD) | R$ 69.990 | R$ 54.662 |
Sport 1.8 Flex AT 2020 | R$ 89.990 | R$ 81.072 |
Longitude 1.8 Flex AT 2020 | R$ 104.990 | R$ 94.586 |
Limited 1.8 Flex AT 2020 | R$ 109.990 | R$ 99.090 |
Longitude 2.0 Diesel AT 4×4 2020 | R$ 134.990 | R$ 107.992 |
Trailhawk 2.0 Diesel AT 4×4 2020 | R$ 145.990 | R$ 116.792 |
Com motor 1.8, no etanol as médias conforme medição do INMETRO são 6,7 e 7,4 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 9,5 e 10,7 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Já com motor diesel, o consumo urbano é de 9,4 km/l e o rodoviário é de 11,5 km/l.
Com motor 1.8 as revisões programadas devem ocorrer a cada 12.000 km ou 1 ano, mas com motor diesel a quilometragem é mais prolongada, a cada 20.000 km ou 1 ano. Sempre o que ocorrer primeiro.
KM/tempo | Valor |
12 Mil/20 Mil ou 12 meses | R$ 434 (1.8) / R$ 872 (2.0) |
24 Mil/40 Mil ou 24 meses | R$ 765 (1.8) / R$ 1.203 (2.0) |
36 Mil/60 Mil ou 36 meses | R$ 847 (1.8) / R$ 1.638 (2.0) |
48 Mil/80 Mil ou 48 meses | R$ 765 (1.8) / R$ 1.997 (2.0) |
60 Mil/100 Mil ou 60 meses | R$ 1.391 (1.8) / R$ 1.184 (2.0) |
Motores: 1.8 e 2.0
Cilindradas: 1747 cm³ e 1956 cm³
Potências: 139 cv/135 cv @ 5.750 rpm (E/G) e 170 cv @ 3.750 rpm (D)
Torques Max.: 19,3/18,8 kgfm @ 3.750 rpm (E/G) e 35,7 kgfm @ 1.750 rpm (G)
Transmissão: Automática AISIN de seis marchas ou ZF de nove marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 215/65 R16, 215/60 R17, 225/55 R18, 235/45 R19
Dimensões: Comprimento 4.232 mm; Largura 1.805 mm; Altura 1.658/1.722 mm; Entre-eixos 2.570 mm
Capacidade do tanque: 60 L.
Porta-malas: 273/320 L.
Peso ordem de marcha: 1448 kg (1.8) e 1641 kg (2.0)
[Agradecimentos – Reginaldo – (11) 9.9478-1342].