O crossover da marca japonesa nasceu em terras brasileiras há pouco mais de três anos, sendo um projeto totalmente desenvolvido por aqui e levando-se em conta o mercado indiano, onde o modelo também é comercializado. Como é de se notar, ele é claramente derivado do consagrado monovolume Fit, com quem compartilha conjunto mecânico, portas, retrovisores, entre outros detalhes. Podemos tratá-lo como um sucessor do Fit Twist, opção com roupagem aventureira que seu irmão já possuiu na geração anterior.
Apesar disso, o Honda WR-V possui detalhes únicos, tornando ele um veículo com certa personalidade própria, diferenciando também do SUV imediatamente acima dele, o Honda HR-V, apesar do controverso design, odiado por alguns e amado por outros. Oferecido em três versões de acabamento, o crossover apresenta qualidades já tradicionais em alguns modelos da marca, entre elas o bom espaço interno com possibilidade de ser facilmente moldado à necessidade do cliente, além de honesto porta-malas e distância do solo um tanto aumentada, proporcionando um veículo competente para trafegar na buraqueira das nossas cidades.
Ganhou recentemente a concorrência direta do Volkswagen Nivus, ocupando faixa de preço parecida e bebendo da mesma fonte do modelo da Honda, ambos os modelos são diretamente derivados de compactos, Polo e Fit, respectivamente. Para enfrentar, o modelo ganhou na linha 2021 um facelift concentrado na dianteira, iluminação em LED, nova versão de entrada, mais segurança e outras novidades. Confira tudo sobre o modelo:
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O motor do Honda WR-V é velho conhecido do público, caracterizado pela facilidade na manutenção e pela confiabilidade depositada nele. Tal propulsor pode ser encontrado no Fit e também no sedan compacto City.
Estamos falando do motor 1.5 i-VTEC com injeção indireta de combustível, quatro cilindros e 16V. Quanto a potência, ele entrega no etanol 116 cavalos a 6.000 rpm e 115 cavalos também a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina. No quesito torque, são 15,3 kgfm a 4.800 rpm quando com etanol e com gasolina o número é 15,2 kgfm na mesma faixa de rotação. Seu 0 a 100 km/h é de 12,8 segundos.
O câmbio aliado a esse propulsor é automático do tipo continuamente variável (CVT) que possui sete marchas simuladas e opção de trocas manuais, inclusive por meio de paddle shifts atrás do volante.
São 4.000 mm de comprimento total, 1.695 mm de largura, 1.599 mm de altura e 2.555 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 363 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 45 litros.
Honda WR-V LX 1.5 CVT
A mais nova versão de acesso do modelo dispõe de ar-condicionado analógico, direção elétrica, trio elétrico, DRL em LED, sensor crepuscular, faróis e lanternas halógenos, maçanetas e retrovisores na cor do carro, rack de teto, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, cintos de três pontos para todos os ocupantes, abertura interna do bocal de abastecimento, chave canivete com comando de travamento/destravamento das portas, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, banco traseiro com sistema de basculamento ULTRa Seat, rodas de liga leve de 16 polegadas, rádio com tela LCD de cinco polegadas com entrada USB/conexão Bluetooth/câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), computador de bordo, entre outros itens. Ademais, ganhou os necessários controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa.
Honda WR-V EX 1.5 CVT
A agora versão intermediária agrega ar-condicionado digital automático, novos faróis e lanternas em LED, airbags laterais, acabamento diferenciado nas rodas, piloto automático, volante em couro com paddle shift e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
Honda WR-V EXL 1.5 CVT
A versão mais completa do modelo adiciona airbags de cortina (totalizando 6), retrovisores rebatíveis eletricamente, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros itens.
*valores incluem mão de obra
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 291,04 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 442,15 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 465,34 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.735,65 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 465,34 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 840,55 |
Motor: 1.5 i-VTEC
Cilindrada: 1497 cm³
Potências: 116 cavalos/115 cavalos @ 6.000 rpm (E/G)
Torque Max.: 15,3 kgfm/15,2 kgfm @ 4.800 rpm (E/G)
Transmissão: CVT com sete velocidades simuladas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 195/60 R16
Dimensões: Comprimento 4.000 mm; Largura 1.695 mm; Altura 1.599 mm; Entre-eixos 2.555 mm
Capacidade do tanque: 45 L.
Porta-malas: 363 L.
Peso ordem de marcha: 1130 kg.
[Fotos: Divulgação]