O Honda HR-V 2020 chegou e com ele a oportunidade da marca japonesa de ampliar mais sua presença área de vendas para pessoas com deficiência (PcD). A Honda oferece o modelo através do programa Honda Conduz, que completa, em 2019, o seu 22° ano de existência.
Até o momento, já foram comercializados aproximadamente 130 mil veículos Honda exclusivamente nesta modalidade. Toda a linha Honda HR-V encontra-se disponível para a escolha do cliente PcD com a possibilidade de isenção apenas do IPI.
O HR-V Touring pode se apresentar como uma ótima opção para quem busca uma boa oferta de equipamentos, sem abrir mão do desempenho. Bem equilibrado, o motor 1.5 turbo de 173 cavalos a 5.500 rpm e 22,4 kgfm reforça essa impressão, com respostas ágeis.
Ao adentrar o HR-V Touring, nota-se a distribuição satisfatória de espaço, apesar de uma redução de 38 litros na capacidade do porta-malas (caiu de 431 para 393 litros – versão Touring), o mesmo é capaz de atender com certa tranquilidade um cadeirante, por exemplo. O sistema de rebatimento de bancos chamado Magic Seat é único no segmento, e permite acomodar objetos mais altos na cabine, ou aumentar a área do porta-malas com rebatimento dos bancos.
O HR-V mede 4,32 metros de comprimento, e seu entre-eixos de 2,61 metros reforça o bom espaço interno para todos os seus ocupantes. Já sua largura é de 1,77 metros e tem 1,58 metros de altura. Há cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos, além do sistema Isofix.
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A posição de dirigir é elevada e permite uma boa acomodação. O HR-V Touring tem uma boa visibilidade, os comandos de forma geral estão todos à mão, que faz uma grande diferença para quem tem mobilidade reduzida. O banco do motorista é confortável e vem com os ajustes necessários para encontrar uma boa posição de dirigir.
Em termos dinâmicos, é perceptível a calibragem firme de molas e amortecedores, bem como o bom isolamento acústico. Seu motor turbo de 173 cavalos tem boa oferta de torque em baixa, o propulsor é acoplado ao câmbio CVT que simula sete marchas virtuais. Com torque máximo disponível a partir de 1.700 rpm, num kick down, por exemplo, ele alcança rapidamente altos giros, permitindo ultrapassagens com mais segurança.
O modelo traz vários itens que facilita a vida à bordo, como a central multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, com GPS, câmera de ré e câmera auxiliar em mudanças de faixa (Lanewatch). Além de partida por botão, sensor de chuva e retrovisor fotocrômico, itens que contribuem para o HR-V ser uma opção bem equipada.
De série, há ar-condicionado digital, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, freios a disco nas 4 rodas, freio de estacionamento eletrônico, bancos em couro, entre outros. Como diferencial, o modelo possui a tecnologia AHA (Agile Handling Assist), que garante estabilidade nos freios e equilibra a velocidade das rodas em curvas.
O Honda HR-V Touring traz uma série de modificações. Na frente, por exemplo, o modelo traz como diferencial os faróis full LED, incluindo as luzes diurnas. No teto, o modelo conta com antena shark e teto panorâmico. Na traseira, as lanternas também são em LED. Na tampa do porta-malas essa versão traz um badge discreto o nome Turbo. Mais em baixo podemos observar as duas saídas de escape de aço inox.
Embora o contato tenha sido bem breve, ficou bem claro que o HR-V Touring é uma escolha racional para quem busca uma boa relação custo-benefício. Além da versão Touring, o HR-V conta com outras três. Confira abaixo os preços público bem como os preços para PcD.
[Fotos: Michael/Mundo do Automóvel para PCD]
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