Lançado em meados do ano passado, o Yaris, tem como objetivo bater de frente com modelos como Caoa Chery Arrizo 5, VW Virtus, GM Cobalt, Fiat Cronos e em especial, o Honda City.
Para esclarecer alguns pontos e números, separamos as versões que atendem o púbico PCD, ou seja, o Yaris Sedan XL CVT e Honda City Personal CVT, assim, apresentaremos abaixo o que cada um pode oferecer.
Neste caso, não será necessário um grande foco, afinal, ambos cobram praticamente o mesmo preço. Tanto o Yaris sedan quando o City, tem preço sugerido pouco abaixo de R$ 69 mil, e para o público PCD, isento de IPI e ICMS, partem de R$ 53.590 e R$ 52.670 respectivamente.
Na motorização o City sobressai, pois embaixo do capô, o modelo traz um motor 1.5 que rente 116 cv (E) e 115 cv (G) e torque máximo de 15,3 kgfm (E). Já o Yaris, também conta com motorização 1.5, no entanto, rende apenas 110 cv (E) e 105 cv (G) e torque máximo de 14,9 kgfm (E).
Quanto ao câmbio, ambos utilizam a transmissão do tipo CVT que simula até sete posições virtuais, tirando assim, a monotonia típica desse tipo de transmissão.
O Yaris sedan XL, conta com entre-eixos de 2,55 metros, 4,43 metros comprimento, 1,73 metros de largura e 1,49 metros de altura. Seu porta-malas conta com 473 litros de capacidade.
O City Personal, conta com entre-eixos de 2,60 metros, 4,45 metros de comprimento, 1,69 metros de largura e 1,48 metros de altura. Seu porta-malas conta com 536 litros de capacidade.
⇒ Comparativo dos sedãs compactos premium para PcD
⇒ Comparativo dos SUVs exclusivos para PcD
⇒ Comparativo: custo de revisão entre os sedãs compactos
Segundo dados do Inmetro, o Toyota Yaris sedan 1.5 CVT faz em cidade/estrada – 9,0/10,6 km/L (E) – 13,0/14,5 km/L (G).
Segundo dados do Inmetro, o Honda City Personal 1.5 CVT faz em cidade/estrada – 8,5/10,3 km/L (E) – 12,3/14,5 km/L (G).
Honda City Personal CVT:
Em segurança, o City Personal traz airbags frontais, freios ABS, Alarme perimétrico, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos ocupantes, faróis de dupla parábola, luz de condução diurna e isofix.
Entre os principais itens de comodidade: ar-condicionado de apenas uma zona, direção assistida, ajuste de altura e profundidade, piloto automático, trio elétrico e computador de bordo.
Ficam de fora: controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e lanternas traseiras em LED (já presentes no irmão Fit). Há Ainda, o pacote de opcionais vendido separadamente pelas redes de concessionárias, que contempla central multimídia e rodas de liga leve.
Toyota Yaris sedan XL CVT:
Segurança: airbags frontais, freios ABS, alarme perimétrico e volumétrico, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos ocupantes, controle de estabilidade e tração, faróis de neblina dianteiro e traseiro, faróis com regulagem de altura e acendimento automático e isofix.
Principais itens de comodidade: Ar-condicionado de apenas uma zona, direção assistida, ajuste de altura, apoio de braço para o motorista, piloto automático, trio elétrico, rádio com conexão USB/bluetooth – volante multifuncional e computador de bordo.
A Toyota sacrificou alguns itens em prol das vendas para PcD com isenção de ICMS. Sendo assim, na linha 2020 o Yaris XL perdeu rodas de liga leve e o retrovisor interno eletrocrômico. Mesmo deixando de oferecer estes itens, o Yaris XL ainda entrega mais que seu concorrente direto, o City Personal.
Apesar do Yaris, em alguns aspectos, ser um pouco menor e de fato menos potente, ainda assim, é uma escolha racional, pois, além de o modelo não ser uma versão específica para o público PCD (o que pode desvalorizar um pouco mais), é mais econômico, completo e conta com mais itens de segurança.