Depois do comparativo das carrocerias sedãs de Honda City 2022 e Toyota Yaris, ambos topo de linha, agora é hora de comparar as suas variações hatch. O City é uma novidade inédita no mercado brasileiro, diferente do sedan que já tem longa história, vindo para substituir o Fit. Já o Yaris tem pouco mais de três anos de mercado, e apesar de poucas vendas em relação aos concorrentes de peso, traz bons atributos.
Alicerçados sobre os pilares de confiabilidade, robustez, boa revenda e manutenção baixa, tradicional a suas marcas, ambos enfrentam forte e consolidada concorrência, com Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20, entre outros. Mostraremos todos os detalhes das versões topo de ambos, confiram a seguir.
Começando pela motorização, o Honda adota o novo motor 1.5 16V i-VTEC aspirado agora com injeção direta que rende 126 cavalos a 6.200 rpm no etanol e na gasolina, e 15,8 kgfm de torque em ambos os combustíveis a 4.600 rpm. Já o Toyota traz por baixo do capô também um motor 1.5 aspirado com 110 cavalos de potência no etanol e 105 cavalos na gasolina a 5.600 rpm e torque de 14,9 kgfm no etanol ou 14,3 kgfm com gasolina a 4.000 rpm.
A transmissão é automática do tipo CVT com sete marchas simuladas em ambos os modelos.
⇒ Comparativo: Fiat Pulse Impetus TF200 x VW Nivus Highline 200 TSI
⇒ Comparativo: Honda City Sedan Touring x Toyota Yaris Sedan XLS
Falando de dimensões, quanto ao comprimento, o City mede 4,34 metros contra 4,14 metros do Yaris. Largura de 1,74 metros no City e 1,73 metros no Yaris, com altura de 1,49 metros em ambos. O entre-eixos do novato possui 2,60 metros contra 2,55 metros do Yaris e o porta-malas do Honda possui somente 268 litros de capacidade contra 310 litros do Toyota. Vantagem do Yaris nesse quesito, diferente do que ocorre entre os sedans.
Sobre equipamentos, ambos os modelos possuem de série ar-condicionado digital automático (com saída traseira no City), direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos com rebatimento automático, volante com regulagem de altura e profundidade, bancos em couro, banco do motorista com regulagem de altura, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sete airbags, sensor de chuva e crepuscular, lantenas traseiras com assinatura em LED, central multimídia com Android Auto/Apple CarPlay, rodas de liga-leve (15 polegadas no Yaris e 16 no City), entre outros itens.
O City traz como diferenciais: painel de instrumentos parcialmente digital, conjunto óptico dianteiro em LED, câmera no retrovisor direito para visualização de ponto cego, além do Honda Sensing que traz piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistência de permanência em faixa, comutação de farol alto e sistema de mitigação para evasão de pista. Apenas o Yaris traz teto solar elétrico.
Ambos trazem acabamento em plástico rígido, padrão para um carro do segmento e com essa faixa de preço, mas o City traz uma pequena faixa de couro na cor dos bancos acima do porta-luvas. Porém, para a concorrência, ambos possuem bons arremates e materiais com bom aspecto.
Já nos preços, o Honda City Touring ainda não tem precificação estipulada, ficando apenas para 2022. O Toyota Yaris Hatch custa R$ 110.490 entregando menor lista de equipamentos – apesar de completo.
O novato também traz maiores dimensões, além de um novo propulsor que proporciona melhores números de potência e torque, mas há a injeção direta que tem como vilão o combustível brasileiro a longo prazo. O Yaris está também próximo do facelift, algo que deve ocorrer em 2022 e acompanhar novos equipamentos de série.
Ademais, o Honda City Hatch é um produto totalmente inédito no país, num segmento muito consolidado, ainda com incerteza sobre seu desempenho de vendas.