Mais uma vez o Mundo do Automóvel para PcD vem apresentar opções de veículos que podem ser uma alternativa ao zero km nos dias de hoje que o cenário está tão periclitante. Dessa vez são carros hatches, sedans e um SUV com valor máximo de R$ 70 mil na Tabela FIPE.
Vale reforçarmos mais uma vez que as escolhas feitas para a matéria são da nossa equipe e não necessariamente traduzem que são necessariamente as melhores escolhas, uma vez que não estamos comparando opções e sim elencando possibilidades de carros para PcD.
Fatores como localização, quilometragem, estado de conservação, revenda, entre outros, são variáveis e podem refletir nos preços dos anúncios.
Tabela FIPE: R$ 60.021
Motorização: 1.6 16V – 130/123 cavalos e 16,5/16 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: automático de seis marchas
Principais itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, computador de bordo, bancos revestidos em tecido, rack de teto, sistema de som com auto-falantes dianteiros e traseiros, piloto automático, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, rodas de liga-leve de 16 polegadas, airbag duplo, freios ABS, ISOFIX, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
Começando a lista com um modelo que se consagrou como um dos mais preferidos entre o público PcD, sendo um dos primeiros representantes do segmento de SUVs compactos a contar com uma versão exclusiva para vendas com isenções de IPI e ICMS. O ano-modelo 2017 é o primeiro do Creta no país, sendo que a versão Attitude AT ainda vinha consideravelmente completa. Apesar do valor mencionado acima, não é raro encontrar anúncios beirando os R$ 70 mil.
Tabela FIPE: R$ 67.992
Motorização: 1.3 8V – 101/94 cavalos e 12,9/12,5 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: automático CVT com sete marchas simuladas
Principais itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, computador de bordo, bancos revestidos em tecido, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina, piloto automático, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, sistema de som, rodas de liga-leve de 15 polegadas, airbag duplo, freios ABS, ISOFIX, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, alarme, entre outros itens.
O Toyota Yaris é uma opção bastante interessante para a pessoa com deficiência que procura um carro urbano com desempenho condizente para a proposta e econômico. Apesar de não contar com toda a tecnologia mecânica de concorrentes turbo, dispõe da robustez mecânica da marca japonesa. Ainda é possível encontrar unidades na garantia de fábrica.
⇒ Carros automáticos usados para adquirir com até R$ 60 mil no bolso: quais as opções?
⇒ Carros usados até R$ 50 mil: o que comprar?
⇒ Carro usado até R$ 40.000? Veja 5 opções com câmbio AT
Tabela FIPE: R$ 68.642
Motorização: 1.8 16V – 144/139 cavalos e 18,4/17,7 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: automático CVT com sete marchas simuladas
Principais itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, computador de bordo, bancos revestidos em couro, banco traseiro com apoio de braço e porta-copos, sistema de som, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, rodas de liga-leve de 16 polegadas, cinco airbags (frontais, laterais e de joelho para o motorista), freios ABS, ISOFIX, entre outros itens.
Nosso representante entre os sedans médios é o Toyota Corolla da penúltima geração lançada em 2014. Consagrado pela robustez, confiabilidade, boa aceitação no mercado, além do conforto, o sedan da marca japonesa é um dos modelos mais disputados do segmento tanto entre novos quanto usados. No entanto, esbarra um pouco no quesito segurança, pois é o único dos listados que não conta com controles de tração e estabilidade, apesar de ter mais airbags que os demais.
Tabela Fipe: R$ 69.061
Motorização: 1.8 16V turboflex – 139/135 cavalos e 19,3/18,8 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: automático de seis marchas
Principais itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, bancos revestidos em tecido, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, porta-luvas refrigerado, central multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto/Bluetooth/AUX, duas entradas USB, computador de bordo, piloto automático, rodas de liga-leve de 16 polegadas, airbag duplo, freios ABS, farol com assinatura em LED, faróis de neblina, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ISOFIX, entre outros itens.
Apesar de não ser um modelo que caiu nas graças da população como o seu hatch Argo, o Cronos é sim um substituto a altura do Grand Siena 1.6 e em seu primeiro ano teve uma expressiva venda para o público PcD justamente na versão Precision. Dono de bom espaço interno e de um dos maiores porta-malas do segmento, o sedan da marca italiana nessa versão traz o conhecido motor E.torq EVO, mas o consumo é considerado ponto negativo para alguns proprietários.
No mercado de seminovos é possível encontrar unidades equipadas com opcionais, como rodas de 17 polegadas e bancos em couro, ar-condicionado digital automático, computador de bordo com tela colorida, chave presencial com partida por botão, entre outros.
Tabela FIPE: R$ 69.704
Motorização: 1.0 12V – 128/116 cavalos e 20,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: automático de seis marchas
Principais itens de série: ar-condicionado com saídas de ar para o banco traseiro, direção elétrica, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, bancos revestidos em tecido, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, porta-luvas refrigerado, central multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto/Bluetooth/AUX/USB, computador de bordo, piloto automático, rodas de liga-leve de 15 polegadas, quatro airbags (frontais e laterais), freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ISOFIX, bloqueio eletrônico do diferencial, freio a disco nas quatro rodas, entre outros itens.
Por último está o sedan compacto premium da marca alemã derivado do Polo e que foi lançado basicamente perto do concorrente direto Fiat Cronos. O Virtus nesse caso foi um modelo mais bem recepcionado pelo público, ainda que nenhuma versão TSI tenha sido ofertada para PcD com isenções e a versão MSI na ocasião só tinha câmbio manual.
Oferece espaço interno considerado um dos melhores do mercado graças aos seus 2.65 metros de entre-eixos e assim como o Cronos é possível encontrar unidades equipadas com pacotes opcionais no mercado.