Milhares de veículos e motoristas, circulam pelo país nas pequenas e grandes cidades. Mas, infelizmente nem todos possuem carteira de habilitação, tampouco estão com os documentos do veículo em dia.
Verdade. A Legislação Federal de Trânsito, permite ao motorista dirigir por 30 dias, após a sua carteira de habilitação ter expirado, sem o risco de levar uma multa ou alguma penalidade do órgão responsável.
Mito. Apenas quem fez o curso para obter a habilitação, e faz o uso do veículo deve renovar a CNH obrigatoriamente.
Mito. Após o vencimento da carteira, o motorista pode circular com o veículo apenas por 30 dias, e deverá renová-la em seguida sem a necessidade de refazer todo o processo de habilitação.
Só será aplicada uma multa ao condutor, se este dirigir com a sua CNH vencida a mais de 30 dias do prazo tolerado, sendo assim, infração gravíssima.
⇒ Como tirar CNH gratuita no Detran
⇒ Quanto tempo ficam os pontos na CNH (carteira de habilitação)?
⇒ Renovar habilitação (CNH): como funciona e quanto custa
Mito. Não existe limite máximo para um condutor dirigir um veículo. Somente um médico especialista em trânsito, poderá dizer se um indivíduo é apto para continuar dirigindo ou não.
A partir de 65 anos de idade, o que muda é o prazo de validade da carteira de habilitação, que passa a ser de três anos, e não cinco.
Verdade. Não é preciso esperar a validade da CNH expirar, para renovar a carteira, o condutor pode agendar a renovação trinta dias antes do vencimento da habilitação.
O motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro, durante uma blitz da Lei Seca, será liberado sem receber qualquer multa ou penalidade:
Mito. O condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro, será penalizado com a multa de valor máximo, mais a suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso o motorista mostre sinais de embriaguez e alteração da capacidade motora, este deverá responder criminalmente pelas ações.
Mito. Apenas a CNH original é aceita para comprovação do direito de dirigir. Nenhum outro documento a substitui.
Aumento dos acidentes de trânsito
No Brasil não são poucos os acidentes de trânsito nas ruas, avenidas, estradas e principais rodovias do país. O número de mortos é assustador, principalmente entre os jovens.
Muitas pessoas fazem o uso indevido de bebidas alcóolicas, e insistem em dirigir os seus veículos, mesmo estando sem condições físicas e psicológicas de guiarem. O resultado não poderia ser pior: mortes e tragédias no trânsito.
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD