Renovar habilitação (CNH): como funciona e quanto custa

2

Para renovar habilitação de qualquer categoria (A, B, C, D ou E), é preciso observar que todas possuem validade, contados a partir do dia do exame médico realizado.

A validade da CNH é de 5 anos, mas para pessoas com idade acima de 65 anos, a validade da carteira de habilitação cai para 3 anos. Após o vencimento da CNH, o motorista só poderá dirigir por 30 dias corridos até a renovação.

Como solicitar a renovação da CNH

A renovação da CNH deve ser solicitada junto ao Detran da cidade, ou no site do Departamento de Trânsito: Detran, Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito, onde o documento foi registrado ou Poupatempo.

Ainda no site do órgão, é preciso fazer o agendamento da renovação da CNH, comparecendo no dia e horário marcados, portando os documentos pessoais.

Os exames médicos pertinentes ao procedimento, devem ser realizados em uma clínica credenciada pelo Detran, inclusive profissionais que trabalham como taxistas, motoristas de ônibus, ou de veículos de grande porte.

É preciso pagar uma taxa para a renovação da CNH, que pode variar de acordo em cada Estado brasileiro, mas no caso de Minas Gerais, o valor para a renovação do documento e exame médico, pode chegar a R$ 247,31.

Feito esse procedimento, o motorista deve retornar à unidade de atendimento com a guia paga em mãos, e o resultado dos exames médicos.

Após essa etapa, a nova carteira de motorista estará disponível até sete dias úteis para o motorista na unidade do Detran, ou solicitar a entrega via Correios.

Veja Também

⇒ Quem não possui CNH pode comprar um veículo?

⇒ Como tirar a CNH Especial para PCD

⇒ CNH vencida: por quanto tempo posso dirigir?

Lista de documentos pessoais necessários para a renovação

Para não correr o risco de esquecer, confira a lista de documentos pessoais necessários para a renovação da sua carteira de motorista:

– A cópia, mais o documento de identidade original, CPF e CNH;

– O comprovante de endereço, emitido preferencialmente no nome do motorista;

– Guia da taxa de renovação da CNH;

– O protocolo de agendamento (emitido pelo site do Detran);

– O formulário com o resultado do exame, assinado pelo médico responsável;

O motorista não poderá dirigir após 30 dias do vencimento da sua carteira de motorista, sob o risco de multa, mais pontos na CNH. Caso a pontuação do documento chegue a 20 pontos, o motorista fica suspenso de dirigir, e deverá recorrer da decisão em até 30 dias, junto ao Detran.

Renovação da CNH – Deficientes – PcD

Para Pessoas com Deficiência (PCD), a renovação da CNH deverá ser feita junto ao Detran. A forma é basicamente a mesma, com exceção do exame médico, que em sua grande maioria é feito em clínicas credenciadas pela Detran.

O motorista deve estar atento aos prazos estabelecidos pelo Detran, para a renovação do documento de habilitação, evitando assim, multas por negligência, esquecimento ou falta de tempo.


Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD

Curta a nossa página no Facebook






Summary
Review Date
Reviewed Item
Renovar habilitação
Author Rating
51star1star1star1star1star

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here