Como tirar CNH gratuita no Detran

0

Como tirar CNH gratuita

Tirar a primeira habilitação, não é um processo barato. No Brasil, são cobradas taxas e mais taxas durante o curso, para que no fim o cidadão consiga ser aprovado e receber a sua carteira de habilitação. Você sabia que é possível passar por esse processo gratuitamente?

Claro que tirar a CNH de forma gratuita, ainda não está acessível para todas as pessoas, pois existem alguns requisitos básicos, para os cidadãos interessados se enquadrarem.

A gratuidade da CNH popular, não foi aderida por todos os Estados do Brasil, tampouco existe uma lei que determina essa ação, já que não se trata de um programa do Governo Federal.

Veja Também

⇒ Quanto tempo ficam os pontos na CNH (carteira de habilitação)?

⇒ Renovar habilitação (CNH): como funciona e quanto custa

⇒ Como dar entrada no seguro DPVAT? Valor? Quem tem direito?

Quais são os Estados que não aderiram a CNH gratuita

Confira quais são os Estados que não oferecem a CNH gratuita: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Alagoas, Distrito Federal, Roraima, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Piauí e Pará.

No Rio Grande do Sul, eram disponibilizados alguns programas de CNH gratuita, mas após o Estado passar por uma crise, estes tiveram que ser suspensos.

No site do Detran do Amapá, não foram especificadas informações sobre a CNH gratuita. Já o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, oferece apenas a isenção das taxas, às pessoas portadoras de deficiências físicas, ou hipossuficientes.

Os cariocas podem obter mais informações no site do Detran RJ.

Quais oferecem a CNH gratuita

Programas Jovem Aprendiz no Trânsito: No Estado do Acre, é promovido o Programa Jovem Aprendiz no Trânsito, dedicado aos estudantes de escola pública que desejam obter a primeira habilitação de forma gratuita (com duração de seis meses).

Na Bahia, o Detran disponibiliza o chamado EPTran – Escola Pública de Trânsito gratuita. Para participar, o estudante deve se inscrever no site, ter estudado em escola pública ou privada (com bolsa de estudos integral);

Estar trabalhando (recebendo um salário mínimo), ou estar desempregado no momento. São cerca de 500 a 540 vagas disponíveis na parte da manhã, da tarde e da noite;

O Estado do Sergipe também oferece um programa de CNH gratuita, para conferir as regras de participação, basta acessar o site.

No Maranhão, os jovens estudantes de escolas públicas, podem tirar a CNH sem nenhum custo. As regras para o programa estão disponíveis no site.

No Pernambuco, desde 2008, mais de 120 mil pessoas já tiraram a CNH gratuita pelo Programa. Em 2017, foram expedidas mais de 5.300 carteiras de habilitação.

Os interessados devem acessar o site do governo do Estado para maiores informações.

Na Paraíba, é possível tirar a CNH gratuita, obedecendo-se a algumas regras.

No Ceará, mais de 50 mil pessoas já obtiveram a sua CNH gratuita. Acesse o site e saiba como conseguir.

Nos Estados do Amazonas e do Espírito Santo, os cidadãos podem adquirir a sua CNH gratuita. Basta acessar aos respectivos endereços eletrônicos: Detran Amazonas; CNH Social ES.

Apesar da gratuidade desses serviços, os cidadãos devem possuir igual responsabilidade, no trânsito caótico do dia-a-dia.


Nos siga nas redes sociais

 Facebook- Mundo do Automóvel para PCD

 Instagram – Mundo do Automóvel para PCD

 Youtube – Mundo do Automóvel para PCD

Curta a nossa página no Facebook






Summary
Review Date
Reviewed Item
CNH Gratuita
Author Rating
51star1star1star1star1star

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here