Lançado no mercado brasileiro em 2018, o SUV compacto Citroën C3 Cactus nunca foi de fato um modelo exímio nas vendas, sempre amargando posições sem muito destaque e sendo “escanteado” por muitos consumidores, sendo razoavelmente comercializado na modalidade de vendas diretas.
Inclusive o público PcD foi grande consumidor do modelo outrora, quando a marca francesa o disponibilizava em versão exclusiva para a modalidade com isenções de IPI e ICMS integrais, quando o limite de R$ 70 mil ainda rendia algo. Porém, o C4 Cactus pode sim ser uma boa opção, sobretudo quando falamos das opções com motorização 1.6 THP, conferindo ao SUV um desempenho exemplar.
Para a linha 2024, algumas mudanças foram aplicadas, como novas rodas e central multimídia mais atualizada herdada do hatch C3. Veja os detalhes:
O SUV compacto da marca francesa possui dois propulsores, ambos com a mesma litragem, 1.6, mas um é aspirado e outro, equipando somente a versão topo, turbo.
O motor 1.6 16V aspirado flex com potência de 120 cavalos e torque de 15,7 kgfm quando abastecido com etanol, e 113 cavalos de potência com torque de 15,4 kgfm quando abastecido com gasolina. A potência vem a 6.000 rpm e o torque a 4.250 rpm. Seu câmbio é automático de seis marchas.
Mas a cereja do bolo é o 1.6 16V turbo flex, o THP, com potência de 173 cavalos no etanol e 166 na gasolina a 6.000 rpm com torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm em ambos os combustíveis. O câmbio é o mesmo automático de seis marchas.
Etanol
Gasolina
No comprimento total são 4.170 mm, largura de 1.714 mm, altura de 1.534 mm e uma distância entre-eixos de 2.600 mm. No porta-malas são somente 320 litros e no tanque de combustível são 55 litros de capacidade.
⇒ Citroën C3 1.6 passa a ser vendido exclusivamente com câmbio automático
⇒ Latin NCAP: Citroën C3 zera em teste de colisão, veja
Começando pela versão de entrada Live, o C4 Cactus 2024 traz ar-condicionado digital com controle automático de temperatura, direção com assistência elétrica, trio elétrico, chave presencial com partida por botão, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, três entradas USB-A, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, DRL em LED, alarme, controle e limitador de velocidade, entre outros itens.
Já a versão Feel adiciona rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado, câmera de ré e faróis de neblina.
A versão Feel Pack adiciona ainda airbags laterais, carregador por indução, rodas de 17 polegadas diamantadas, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de pressão dos pneus, entre outros itens.
Por último, a versão topo Shine Pack agrega rodas de 17 polegadas exclusivas, seletor de modo de condução (Grip Control), sensor de fadiga, leitor de faixas com alerta, além de frenagem automática de emergência e airbags de cortina.
VERSÃO | PREÇO PÚBLICO | PREÇO PCD |
---|---|---|
Live 1.6 AT | R$ 111.990 | R$ 96.186,46 |
Feel 1.6 AT | R$ 117.990 | R$ 99.160,42 |
Feel Pack 1.6 AT | R$ 125.990 | R$ 105.883,72 |
Shine Pack 1.6 THP AT | R$ 139.990 | R$ 117.649,52 |
1.6 EC5 aspirado
Km | Preço |
10 mil ou um ano | R$ 646 |
20 mil ou dois anos | R$ 1.104 |
30 mil ou três anos | R$ 646 |
40 mil ou quatro anos | R$ 1.454 |
50 mil ou cinco anos | R$ 646 |
60 mil ou seis anos | R$ 1.104 |
1.6 THP
Km | Preço |
10 mil ou um ano | R$ 784 |
20 mil ou dois anos | R$ 1.276 |
30 mil ou três anos | R$ 784 |
40 mil ou quatro anos | R$ 1.898 |
50 mil ou cinco anos | R$ 784 |
60 mil ou seis anos | R$ 1.276 |
Motores: 1.6 EC5; 1.6 THP
Cilindrada: 1587; 1598 cm³
Potências: 120 cv (E)/113 cv (G) @ 6.000 rpm; 173 cv (E)/166 cv (G) @ 6.000 rpm
Torques Max.: 15,7 kgfm (E)/15,5 kgfm (G) @ 4.500 rpm; 24,5 kgfm @ 1.400 rpm (E/G)
Velocidade Max.: 190 km/h; 212 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12s; 7,7s
Transmissão: automática de seis marchas
Consumo urbano: 7,7 km/l (E) 11,2 km/l (G); 8.9 km/l (E) 12,7 km/l (G)
Consumo rodoviário: 8,9 km/l (E) 12,7 km/l (G); 9,5 km/l (E) 13,4 km/l (G)
Autonomia urbana: 424 km (E) 616 km (G); 451 km (E) 523 km (G)
Autonomia rodoviária: 490 km (E) 699 km (G); 644 km (E) 737 km (G)
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor/disco sólido (THP) na traseira
Rodas e Pneus: 205/60 R16; 205/55 R17
Dimensões gerais: comprimento: 4.170 mm, largura: 1.714 mm, altura: 1.534 mm, entre-eixos: 2.600 mm
Tanque de combustível: 55 litros
Porta-malas: 320 litros