Latin NCAP: Citroën C3 zera em teste de colisão, veja

Produzido no Brasil, o Citroën C3 obteve zero estrela por baixa proteção e poucos equipamentos de segurança de série.

Citroën C3 teste de colisão do Latin NCAP
Citroën C3 teste de colisão do Latin NCAP

A segunda rodada dos resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, para 2023, mostra outro resultado da Stellantis muito preocupante de zero estrela para o Citroën C3 devido, entre outras coisas, à estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança.

O Citroën C3, produzido no Brasil, obteve zero estrela. O C3, que oferece dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 30,52% em Ocupante Adulto, 12,10% em Ocupante Infantil, 49,74% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 34,88% em Assistência à Segurança. O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. Esse é o equipamento de segurança mais básico e o único disponível para esse modelo.

Veja Também

⇒ Latin NCAP: VW Polo tem nota reduzida de cinco para três estrelas

⇒ Latin NCAP: Jeep Renegade, que recebeu 1 estrela em crash test, não é mais vendido

O impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do motorista e proteção marginal para o peito do passageiro da frente, provavelmente explicada pela falta de pretensores do cinto de segurança. A estrutura e a área dos pés foram classificadas como instáveis.

Já o impacto lateral de poste não foi realizado porque o veículo não oferece proteção lateral padrão ou opcional para a cabeça. A proteção contra chicotada cervical (whiplash) apresentou desempenho ruim no pescoço do adulto.

No ocupante criança, o modelo apresentou proteção quase total, mas os pontos dinâmicos foram afetados devido à sinalização deficiente das ancoragens ISOFIX para Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A sinalização de advertência do airbag no banco do passageiro dianteiro não cumpre com os requisitos do Latin NCAP e não pode ser desligada.

A proteção passiva para pedestres apresentou proteção marginal boa para a cabeça e proteção fraca a ruim para as áreas próximas ao para-brisa e ao pilar A. A proteção oferecida à pélvis foi de adequada a boa e a proteção às pernas foi marginal a boa. O aviso de cinto de segurança está disponível apenas no assento do motorista, mas não atende aos requisitos do Latin NCAP e não está disponível para o passageiro dianteiro ou para a fileira traseira.

Confira vídeo do teste de colisão do Citroën C3