O fim de 2021 chegou e o início de 2022 cada vez mais próximo. Em um ano cheio de polêmicas e controvérsias envolvendo o público PcD, o portfólio de opções foi se apequenando diante dos aumentos de preços e imposição de um teto antes inexistente para isenção de IPI, além da estagnação do teto para ICMS.
Porém, o novo teto de R$ 200.000 para isenção de IPI está prestes a vigorar, além do ICMS que agora terá isenção parcial até R$ 100.000 e com isso várias pessoas estão se animando em comprar um novo carro em 2022. Pensando nelas, confira cinco modelos que estrearão no mercado no próximo ano, seja de forma inédita ou como reestilização.
1.Citroën C3 de nova geração
Já não é mais novidade para ninguém que a montadora francesa prepara a passos largos a nova geração do C3, o qual já sabemos muitos detalhes, inclusive o seu design. Objetivando aumentar a representatividade da marca no Brasil, que tem crescido após a Stellantis, o novo modelo chegará em 2022 com motorizações 1.6 aspirada e provavelmente 1.0 turbo (ambas com câmbio automático), além de versões de acesso com motor 1.0 aspirado e câmbio manual.
A faixa de preços é incerta, mas considerando a concorrência, podemos esperar algo entre R$ 70.000 e R$ 90.000, aproximadamente, podendo variar para mais ou para menos. Com isso, pode ficar disponível para a isenção total de IPI e parcial do ICMS, dado o novo contexto para a concessão da isenção do imposto estadual.
2.Fiat Fastback (inédito)
A Fiat tardou, mas está entrando no segmento de SUVs compactos e iniciou essa ofensiva com o Pulse, cujos resultados estão dando bastante certo e os números são expressivos para um modelo recém-chegado. Continuando com essa estratégia virá o Fastback (nome não oficial), posicionado acima do Pulse com um design cupê na traseira – algo semelhante ao VW Nivus, mas concorrendo com o VW T-Cross e demais.
Pode chegar com motorizações 1.0 e 1.3, ambas turbo flex, além de trazer os mesmos recursos de tecnologia e segurança do Pulse – talvez com alguns acréscimos para “justificar” o preço maior. A faixa de preço é desconhecida, mas sabemos que ele já roda em testes para chegar no primeiro semestre de 2022 e a julgar pelo Pulse, sabemos que ele terá somente a isenção de IPI.
3.Honda HR-V de nova geração
A nova geração do SUV da marca japonesa já foi apresentada e estreada no exterior, além de já rodar em testes no Brasil. Diferente do modelo lançado em outros países, pelo menos por enquanto não teremos a motorização híbrida, mas segundo especulações e notícias de outros sites automotivos, o HR-V nacional contará com o mesmo 1.5 aspirado do City 2022 nas versões de acesso e com o 1.5 turbo que equipa o HR-V Touring atual nas versões topo.
Com dimensões um pouco maiores que a atual geração que conhecemos desde 2015, o HR-V passará a concorrer em um patamar mais elevado com Jeep Compass e demais, por exemplo, ainda que a concorrência atual ainda seja mantida. Trará recursos como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e leitor de faixas em algumas versões, representando um grande salto perante o modelo atual.
Para PcD, assim como no HR-V vendido hoje, devemos esperar apenas a isenção de IPI.
4.Toyota Yaris Hatch/Sedan reestilizados
Lançados em 2018, Toyota Yaris Hatch e Sedan vieram na intenção de fazer uma ponte entre a linha do Etios e do Corolla, mas agora são modelos de acesso na gama da marca japonesa – isso no Brasil. Nunca estiveram na ponta de seus segmentos, mas representam uma boa fatia de vendas para a Toyota e receberão relevantes novidades já em janeiro de 2022.
Com reestilização programada para a dianteira, a dupla ficará mais alinhada com a atual linguagem visual da marca, além da adoção de faróis em LED nas versões mais completas (e caras). Além disso, receberão reforço tecnológico e de segurança, podendo ganhar em algumas versões o Toyota Safety Sense com alguns recursos de assistência à condução, como o piloto automático adaptativo.
Motorização, porém, deve continuar da forma como está atualmente. Para PcD, a depender da precificação promovida na ocasião, a versão de acesso poderá ter isenção tanto de IPI como a parcial do ICMS, já com as outras versões tendo apenas a isenção do imposto federal.
5.Volkswagen Polo e Virtus reestilizados
A Volkswagen já lançou na Europa a reestilização da sétima geração do Polo e que está sendo vendida por aqui desde 2017, mas que tem perdido um pouco de fôlego nas vendas. Com isso, lançará as mesmas mudanças do Velho Continente no Brasil, tornando-o mais próximo do Golf de oitava geração que não conhecemos.
Além disso, deverá ganhar o reforço dos assistentes de condução aplicados no Nivus e agora no T-Cross para ficar mais seguro e completo, devendo contar ainda com uma nova central multimídia e outras mudanças para garantir melhores vendas e atualização progressiva. Da mesma forma isso se aplicará ao Virtus, sedan derivado do Polo, mas que não é vendido na Europa.
Quanto as motorizações, elas devem permanecer as mesmas (1.0 e 1.6 aspirados, e 1.0 turbo), podendo ter a variação 170 TSI em versões intermediárias. Os preços ficarão consideravelmente maiores, então o mesmo falado ao Yaris pode ser considerado aqui: para PcD, a depender da precificação promovida na ocasião, a versão de acesso poderá ter isenção tanto de IPI como a parcial do ICMS, já com as outras versões tendo apenas a isenção do imposto federal.