A pandemia do novo coronavírus fez o Governo ceder e atender às montadoras no diz respeito ao prazo de adoção de alguns recursos de segurança. Antes previsto para 2022, a obrigatoriedade do ESC (controle de estabilidade) em todos os modelos vendidos no Brasil foi prorrogada para 1º de janeiro de 2024.
Vale ressaltar que o novo prazo não se aplica a modelos que passarem por grandes mudanças, como troca de geração. O novo prazo (até 1º de janeiro de 2024), se aplica a modelos já lançados, que vão passar por apenas mudança de ano/modelo, ou passar por reestilização.
Veja Também
⇒ Qual a importância do controle de tração e controle de estabilidade?
⇒ Qual a importância do sistema ISOFIX?
⇒ Fernando Calmon | Segurança essencial no trânsito
Além de adiar obrigatoriedade do uso de ESC (controle de estabilidade) e DRL, a resolução Contran 799, publicada em 22 de outubro de 2020, também prorrogou o teste de impacto lateral nos processos de homologação de todos os veículos e os seguintes itens:
- Luzes de rodagem diurna (adiado de janeiro de 2021 para janeiro de 2024);
- Alerta de não afivelamento de cintos de segurança (de 2023 para 2024);
- Luzes repetidoras laterais (de 2021 para 2024);
- Luzes de frenagem de emergência (de 2021 para 2024);
- Regulagem de altura dos faróis (de 2021 para 2024).
[Foto: Divulgação]