in , ,

VW Play: testes e curiosidades sobre o infotainment High Tech da VW

Novo dispositivo tecnológico estreia no Nivus, que será apresentado mundialmente amanhã.

Publicidade
Publicidade

O Volkswagen Nivus será revelado mundialmente amanhã, dia 28, e marca a estreia do VW Play, uma inédita plataforma de tecnologia. Totalmente desenvolvido na América Latina, o VW Play passou pelos mais rigorosos (e curiosos) testes de validação e durabilidade. Segundo a marca, foram mais de 5 mil horas de simulações para certificar o sistema que marca o início de uma nova era em conectividade, streaming e serviços dentro de um veículo. Junto com o VW Play, estreia também a VW Play apps, um ambiente virtual exclusivo para os clientes da marca baixarem aplicativos no VW Play e utilizá-los dentro do carro.

Fruto de um desenvolvimento de três anos, o sistema traz para dentro do carro o que antes estava no celular. Para isso, oferece memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos. Para garantir que tudo funcione perfeitamente nas mais variadas condições de uso, uma equipe de cerca de 50 pessoas coordenou os testes, que foram distribuídos em três segmentos: mecânicos, elétricos e climáticos. Tudo foi realizado em câmaras específicas, dentro da Volkswagen do Brasil, seguindo normas e padrões internacionais.

Publicidade
Publicidade

Veja Também

⇒ Apresentação mundial do Nivus acontecerá dia 28 de maio

⇒ T-Cross PcD (Sense) terá prioridade, diz gerente executivo da VW

VW Jetta tem até R$ 21 mil de desconto

Os testes mecânicos “estressam” o componente e simulam situações extremas, como por exemplo, esquentando e esfriando a peça, balançando o painel, expondo a tela a grandes quantidades de poeira e de umidade e eventuais impactos frontais.

Nos testes elétricos o VW Play enfrentou uma “chuva” de ondas eletromagnéticas para garantir que suas funções não oscilem quando o veículo passar por áreas onde há grande quantidade de antenas, por exemplo. Tudo com um objetivo: deixar o sistema robusto o suficiente para não sofrer interferências.

Publicidade
Publicidade

O Nivus será produzido na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e será comercializado em vários mercados pelo mundo. Por isso, nas avaliações climáticas, o VW Play foi submetido a temperaturas de -30°C a +85°C. Outro teste importante foi o de poeira. Com granulação específica, o “pó do Arizona” (uma poeira bem fininha) foi colocado sobre a tela do VW Play para medir a vedação e o tratamento antirrisco da tela.

São cerca de 4 meses funcionando sem parar: 24 horas por dia, sete dias da semana. Essa foi a prova que o VW Play passou nos testes de desenvolvimento. Isso englobando as fases práticas e virtuais. Durante esse período foram realizados mais de 6 mil verificações. Trata-se de um sistema de infotainment capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para IOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços. 

Publicidade
Publicidade

Galeria de fotos: Testes VW Play

[Fotos: Divulgação VW]

Siga o MDA nas redes sociais:

Deixe uma resposta

Loading…