Peugeot i-Cockpit: trajetória e evolução tecnológica

Lançado para produção com o Peugeot 208, no início de 2012, o primeiro Peugeot i- Cockpit foi revelado em 2010 no carro-conceito SR1.

Nascido de um carro conceito, embora o Peugeot 208, em 2012, tenha sido o primeiro veículo de produção equipado com o Peugeot i-Cockpit, os carros-conceito, tiveram um papel importante nas discussões sobre a sua implementação nos automóveis produzidos em série. Em 2010, o Peugeot SR1 apresentou o Peugeot i-Cockpit pela primeira vez.

A partir de então, o Peugeot i-Cockpit nunca deixou de evoluir com as criações da marca, mantendo seus principais componentes. Volante compacto, que proporciona dinamismo e melhor dirigibilidade; Uma grande tela HD ao alcance dos dedos e na linha de visão do condutor; Comandos inspirados nas teclas de um piano, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de veículo.

O Peugeot i-Cockpit utiliza uma estratificação em três níveis para uma ergonomia e direção impecáveis: Visão: a informação se enquadra adequadamente no campo de visão do motorista, para que não precise desviar os olhos da estrada. Mãos: a posição dos comandos é de fácil acesso. Corpo: o habitáculo forma uma cabine que envolve os ocupantes. Hoje, todos os carros de passeio da Peugeot comercializados no Brasil possuem um i-Cockpit: 208 e 2008, 3008 e 5008.

Veja Também

⇒ Peugeot 208 PcD (Griffe Business): preço, fotos e equipamentos

⇒ Novo Peugeot 2008 PcD 2020 (Allure Pack): fotos, preço e itens de série

Peugeot 408 Business THP: história, motor, anos, desvalorização (e mais)

Novo Peugeot i-Cockpit 3D

Como em todas as demais gerações do i-Cockpit, no i-Cockpit 3D as informações são colocadas no campo de visão do motorista. Dependendo da versão, o cluster com os mostradores 3D do Peugeot i-Cockpit 3D projeta informações como em um holograma utilizado nos jatos de caça. As indicações são dinâmicas e animados: aproximam-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, com um aumento na reatividade na ordem de 0,5s. Melhora a condução em todos os sentidos: além de maior eficiência, proporciona leitura ainda mais confortável aos olhos.

No centro do painel, uma grande tela diagonal de 10 polegadas (conforme versão) pode ser operada através de acessos diretos por toque ao lado dos interruptores com o novo sistema de controle de voz.

Galeria de fotos: Peugeot i-Cockpit

[Foto: Divulgação Peugeot]

Siga o MDA nas redes sociais: