Previsto para junho, VW Nivus será maior que o T-Cross

Volkswagen apresenta detalhes oficiais do Nivus, que será maior que o T-Cross.

O Nivus será fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), sob a Estratégia Modular MQB. Seguindo a receita de sucesso dos modelos Polo, Virtus e T‑Cross, o Nivus foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul.

O Nivus exibe um desenho marcante, com amplo destaque para a queda suave da coluna ‘C’, uma característica típica dos cupês e que eleva a natural esportividade do modelo. Sua personalidade ganha argumentos ainda mais marcantes com os faróis e as lanternas em LED, além do DRL (daytime running light). As novas rodas de liga leve são de 17 polegadas.

De acordo com o José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen, o Nivus será mais comprido do que o T-Cross. Medindo 4,26 metros de comprimento (alongado 856 mm), 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância entre eixos. Com o balanço traseiro mais pronunciado, permitiu oferecer também um porta-malas maior, com capacidade para até 415 litros.

Em termos de desempenho, o Nivus utilizará o já conhecido motor 1.0 Turbo 200 TSI de três cilindros flex, com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas.

Veja Também

⇒ Volkswagen T-Cross PcD (Sense): preço, fotos, especificações e mais

⇒ Conheça o VW Virtus PcD (Sense) 2020: preço, fotos e itens de série

⇒ Volkswagen Polo PcD: Preço, Fotos e Equipamentos

Com relação a tecnologia, o Nivus trará o novo sistema de infotainment, totalmente desenvolvido no Brasil. Além de trazer itens disponíveis somente em segmentos superiores. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. O Nivus inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, qualquer dado ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros. O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.  

[Fotos: Divulgação VW]

Siga o MDA nas redes sociais: