A Volkswagen revelou, junto com o Polo Track, o Gol Last Edition, versão que marca o fim de uma história de 42 anos daquele modelo que foi um dos mais vendidos do país por muitos anos. O preço que era um mistério já não é mais: R$ 95.990, basicamente R$ 10.000 a mais que o Gol “tradicional” recheado de opcionais.
Apenas 1.000 exemplares serão comercializados e todos eles em uma mesma configuração, valendo ressaltar que desse total, 650 serão destinadas para o Brasil e 350 para o mercado externo, ou seja, países onde o hatch também era levado daqui. Isso reforça também a importância desse modelo para demais locais que não o nosso país – falamos de lugares como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
⇒ Por R$ 79.990, Volkswagen Polo Track vem para suceder o consagrado Gol
⇒ VW T-Cross PCD volta com desconto de até R$ 21 mil
Tendo como cor o Vermelho Sunset herdado de Nivus, T-Cross e Polo, o Gol Last Edition possui faróis de neblina e grade na cor black piano, mesma cor adotada nas rodas de liga-leve de 15 polegadas, retrovisores e spoiler traseiro. A lateral traz molduras pretas nas caixas de roda, bem como uma faixa alusiva nas portas e um emblema na coluna C que remete ao desenho da famosa roda Orbital do primeiro Gol GTI.
Já a traseira tem lanternas escurecidas “interligadas” por uma faixa na cor preta similar ao Gol GT Concept que não chegou a ser produzido, tendo a inscrição “Gol Last Edition” em baixo relevo na cor branca. Finalizando o exterior, o local onde abriga a placa possui a cor preta.
Passando para a parte de dentro, painel com acabamento imitando fibra de carbono que terá a numeração correspondente ao modelo, assim como costura vermelha na manopla de câmbio, no volante e no apoio de braço das portas. Os bancos em couro chamam atenção, pois tem detalhes na cor cinza mesclando com o preto, totalmente remetendo aos Gol GT e GTS. As portas possuem esse couro cinza. Por último, painel de instrumentos com grafismo exclusivo e pedais de alumínio completam o pacote.
Ou seja, nada mais é do que o conhecido Gol com o que mais havia de itens opcionais inseridos (central multimídia, retrovisores elétricos, computador de bordo, etc.) e com esses detalhes que agregam exclusividade a essa versão que celebra o fim de mais uma lenda do cenário automotivo nacional. No conjunto mecânico também não temos novidades, sendo equipado com o motor 1.0 MPI de 84 cavalos de potência e 10,4 kgfm de torque, além de transmissão manual de cinco marchas.