No primeiro Recall, a Volvo convoca os proprietários dos modelos S60 e XC60 a comparecerem a uma concessionária autorizada mais próxima. Foi detectado que, ao dobrar o cabo de aço que fixa a base do cinto de segurança à estrutura do veículo sobre a estrutura do assento, o cabo é esticado além do que deveria e, ao longo do tempo, esse cabo de aço poderá se alongar permanentemente causando fadiga e eventualmente quebra.
Devido a esse defeito, em caso de ocorrência de colisão, o cabo de aço poderá não ter resistência suficiente para suportar o acionamento do cinto de segurança, tendo sua função reduzida ou anulada, aumentando o risco de danos físicos aos ocupantes do veículo.
⇒ Carros da Volvo terão velocidade limitada a 180 km/h
⇒ Jaguar Land Rover expande condições para PCD com até 16% de redução
No segundo Recall, a Volvo convoca os proprietários dos veículos Volvo XC60 – ano/modelo 2018 a 2020, fabricados entre 20/5/17 e 25/5/2020, com números de chassis (não sequenciais) de LYVUZ10CCKB176155 a YV1UZ25BCJ1093259.
Neste, foi identificado uso de torque incorreto no aperto da porca utilizada na fixação do limpador de para-brisa, causando uma fixação insuficiente que pode provocar folga no referido componente. Em razão desse defeito, o limpador de para-brisas pode sair de sua posição, tendo sua função reduzida ou anulada, prejudicando a visibilidade do motorista e, consequentemente, aumentando o risco de danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca os recalls pelo telefone 0800 707 7590 (de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h) ou pelo site www.volvocars.com.br.
[Fotos: Acervo MDA]