Entre flagras, especulações e confirmações da própria Volkswagen, meses se passaram e finalmente chegou o novíssimo SUV médio da marca alemã: o Taos. Concorrente direto de modelos de personalidade, como o líder Jeep Compass e o também recém-lançado Toyota Corolla Cross, substitui também todas as versões com motor 250 TSI que existiam na Tiguan Allspace.
Comercializado nas versões Comfortline e Highline (além da Launching Edition de lançamento), o modelo virá importado da fábrica General Pacheco, Argentina. Ambas possuem o mesmo conjunto mecânico composto do tradicional motor 1.4 turboflex aliado a um câmbio automático de seis marchas.
São 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm ou 250Nm de torque tanto no etanol quanto na gasolina com um 0 a 100 km/h de 9,3 segundos de acordo com a fabricante, alcançando velocidade máxima de 197 km/h. Outro dado técnico já revelado anteriormente é a suspensão traseira do tipo multilink, mesma receita do concorrente Jeep e que não foi adotada no Toyota.
Suas dimensões externas oficiais são as seguintes: 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e entre-eixos de 2,68 m. O porta-malas conta com 498 litros de capacidade, um dos maiores do segmento.
⇒ Polo e Virtus chegam à linha 2022: veja preços e equipamentos
⇒ Fábrica VW de Taubaté receberá em maio plataforma MQB de sucessor do Gol
⇒ Volkswagen inicia produção do SUV Taos
A paleta de cores será composta da sólida Branco Pure, das metálicas Cinza Indium, Prata Pyrit, Bege Mojawe e Azul Atlantic, sendo as duas últimas exclusivas da versão Highline. Há ainda a cor perolizada Preto Deep.
Para os clientes que comprarem o carro na pré-venda, como tem sido de costume, serão ofertados benefícios, como: 1 anos sem parcelas de financiamentos pelo banco VW, 1 anos de seguro gratuito porto seguro, 1 ano de assinatura grátis sem parar, entre outros benefícios.
Desde a versão de entrada, o SUV traz: ar-condicionado digital automático de duas zonas com saídas de ar traseiras, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque nos dianteiros, travas elétricas, retrovisores elétricos, sensor crepuscular, sensor de chuva, faróis em ECO LED com DRL integrado, lanternas traseiras em LED, chave presencial com partida por botão, maçanetas e retrovisores na cor do carro, quatro de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, carregamento de celular por indução, 6 airbags (duplo frontal, lateral e de cortina), câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, central multimídia VW Play com tela sensível ao toque de 10 polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth®, espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, câmera de ré, rodas de liga-leve de 18 polegadas, entre outros itens. Opcionais: Pacote Conforto (bancos em couro com aquecimento nos dianteiros e ajustes elétricos para o motorista) e Pacote Segurança (piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sistema de monitoramento frontal, e reconhecimento de pedestres)
Itens da versão Comfortline + piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, sistema de detecção de pedestres, ajuste elétrico para o banco do motorista com ajuste lombar, bancos dianteiros aquecíveis, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, faixa de LED na grade, farol alto com assistente dinâmico e luzes de curva dinâmica, iluminação ambiente (painel, portas dianteiras e abaixo dos retrovisores), painel digital Active Info Display de 10 polegadas, rack de teto na cor prata, bancos parcialmente em couro, oito auto-falantes e seletor do modo de condução. Opcional: teto solar panorâmico
Itens da versão Highline + sistema de som Beats, rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido, retrovisores e teto na cor preta, interior parcialmente em couro e exclusivamente vendido na cor Bege Mojawe.