Entre flagras, especulações e vazamento de patentes, meses se passaram e finalmente chegou o Polo 2023, renovado no visual e mais tecnológico. Primeira mudança mais profunda desde a sua chegada ao Brasil, em 2017, o hatch da marca alemã vendido no país bebe muito da fonte do Polo europeu, embora algumas diferenças sejam aplicadas.
Começando por uma novidade mecânica, o Polo 2023 marca o retorno do motor 1.0 turbo na calibração utilizada pelo finado subcompacto Up. Com isso, o hatch ganha o 170 TSI em três versões de acabamento, como já havíamos antecipado, extinguindo então o 200 TSI da gama nas versões Comfortline e Highline.
São 116 cavalos de potência no etanol e 109 cavalos na gasolina, tendo 16,8 kgfm ou 170Nm de torque tanto no etanol quanto na gasolina com um 0 a 100 km/h de 9,3 segundos de acordo com a fabricante, alcançando velocidade máxima de 197 km/h. Além disso, pela primeira vez o Polo possui motor turbo aliado a um câmbio manual, mas mantém a transmissão automática de seis marchas.
Visualmente falando, o modelo ganhou basicamente a mesma dianteira do Polo 2023 europeu, fortemente inspirada no Golf de oitava geração vendido atualmente, tendo faróis full-LED em todas as versões. Já a traseira recebeu mudanças mais discretas, mantendo as mesmas lanternas e alterando apenas o layout interno, além do para-choque ter refletores e do emblema do modelo agora vir centralizado.
Internamente, a marca se apropriou de novas texturas no painel, além de novos bancos e atendendo muitas demandas, as portas dianteiras ganham tecido nas laterais. Na parte de equipamentos, o Polo 2023 traz carregador de celular por indução, chave presencial com partida por botão, volante multifuncional com paddle shifts, sistema de frenagem automática pós-colisão. O painel é digital de 8 ou 10,25 polegadas.
A central multimídia VW Play marca presença com tela de 10 polegadas e diversos apps nativos, como iFood, Waze, Estapar, entre outros. Ela faz integração com o app Meu VW, responsável por mostrar diversas funções do veículo.
A paleta de cores será composta das cores: Cinza Platinum, Preto Ninja, Branco Cristal, Prata Sírius e a nova Vermelho Sunset.
⇒ VW Nivus para PcD: veja os preços, verões, equipamentos (e fotos)
⇒ VW T-Cross PCD volta com desconto de até R$ 21 mil
Confira a seguir o conteúdo de cada uma das versões, opcionais e respectivos preços:
Desde a versão de entrada, o SUV traz: faróis em LED com DRL integrado, quatro airbags, frenagem automática pós-colisão, bloqueio eletrônico do diferencial, sensor de pressão dos pneus, rodas de 15 polegadas com calotas, vidros elétricos dianteiros, central multimídia Composition Touch de 6,5 polegadas, entre outros itens.
Itens da versão anterior + motor TSI, rodas de liga-leve de 15 polegadas, painel digital de 8 polegadas, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, sensor de ré, entre outros itens.
Itens da versão anterior + câmbio automático, piloto automático, volante em couro com paddle shifts e chave presencial com partida por botão. Central VW Play opcional.
Itens da versão anterior + couro, rodas de 16 polegadas, painel de 10 polegadas digital, VW Play, carregador por indução, ar-condicionado digital, sensor de chuva, câmera de ré, sensor dianteiro, entre outros.