Volkswagen Nivus obtém cinco estrelas no Latin NCAP

Em contrapartida, Honda WR-V, não mais vendido no Brasil, derrapa nos testes do órgão.

Nivus no teste do Latin Ncap
Nivus no teste do Latin Ncap

A dupla de crossovers Volkswagen Nivus e Honda WR-V foi avaliada pelo Latin NCAP, organização não-governamental responsável por aferir a segurança dos modelos vendidos na América Latina. A segunda apresentação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra resultados animadores de cinco estrelas para modelos mais acessíveis, enquanto a Honda decepciona com resultado de uma estrela.

Segundo análise do órgão, o Nivus, que é fabricado no Brasil, conseguiu 92,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 91,57% em Proteção de Ocupantes Crianças, 48,74% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 84,95% em Assistência à Segurança. O modelo dispõe de controle de tração e estabilidade, além de seis airbags.

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, Assistentes de Velocidade e ESC. Mais de 50% do volume de vendas do Nivus na região são equipados com AEB. Todo o equipamento padrão e avaliado mostrou um bom desempenho, permitindo que o Nivus alcançasse as cinco estrelas. Esperava-se que a Proteção de Pedestres apresentasse melhores resultados e que estivesse disponível o AEB para Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​das Estradas. O Nivus possui assistentes à condução de série na versão topo Highline e opcionalmente na Comfortline, mais acessível.

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Teste Honda WR-V lantin Ncap
Teste do Honda WR-V no lantin Ncap

Já o Honda WR-V, não mais vendido no Brasil, dispondo de apenas duplo airbag frontal e controle de estabilidade, teve apenas uma estrela após atingir 41,03% na Proteção de Ocupantes Adultos, 40,66% na Proteção de Ocupantes Crianças, 58,82% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 48,84% na Assistência à Segurança.

Segundo o órgão, a falta de airbags laterais de cortina padrão limitou a pontuação e melhor desempenho na Proteção de Ocupantes Adultos. Os cintos de segurança não atendem aos requisitos do Latin NCAP para conformidade com a UN ou FMVSS. A falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro explica a baixa pontuação para a Proteção de Ocupantes Crianças. A proteção passiva de pedestres foi boa e o desempenho do ESC também foi aceitável.