A Volkswagen Índia apresentou por lá o novíssimo Virtus 2023, sedan derivado do hatch Polo devidamente reestilizado (para nós, pois no país asiático é um produto inédito). Assim como o irmão menor, deverá desembarcar em nosso mercado no 2º semestre de 2022.
Vários teasers vinham dando pistas de como seria o modelo, apresentado numa versão chamada GT, algo que pode dar pistas de como pode ser nossa versão GTS. Com dianteira diferente do Polo europeu, o Virtus GT 2023 traz grade afilada com barras cromadas nos cantos superior e inferior, dispensando a iluminação do Taos, e fazendo conjunto com os faróis em LED com projetor que abrigam luzes diurnas. Falando em faróis, segundo alguns sites, o modelo brasileiro deve contar com os do Nivus.
Os para-choques, ainda mais por se tratar de versão esportivada, trazem um ar de robustez e similares aos do novo Jetta americano, cujo lançamento no Brasil também será em 2022. Com ampla moldura na cor preta, os faróis de neblina agora estão na vertical e com tamanho maior também. Lateralmente, apenas as rodas podem ser vistas como novidade.
Ainda no exterior, teto solar elétrico, algo ausente no Virtus brasileiro e que não podemos cravar se teremos no facelift aplicado aqui. Já a traseira passou por mudanças discretas, apenas uma nova assinatura em LED nas lanternas que agora são escurecidas e o nome do veículo centralizado abaixo da placa.
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Internamente, mudanças minimalistas, começando pelo volante que é o mesmo estreado aqui no Nivus e hoje pertence também a T-Cross e Taos, saída de ar do passageiro mais fina e uma nova moldura no painel nas cores preta e vermelha, além de mais fina. Ademais, o novo ar-condicionado digital touchscreen que estreou por aqui marca presença também, além de nova manopla de câmbio.
Uma mudança que não deveremos contar tão cedo é mecânica, pois o Virtus GT indiano foi apresentado com o motor 1.5 TSI com os mesmos 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque do 1.4 TSI comercializado aqui, além de aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas.
O Virtus 2023 brasileiro deverá manter os motores atuais, 200 TSI (1.0 TSI) e 250 TSI (1.4 TSI), ganhando possível reforço nas versões de acesso do 170 TSI utilizado no finado Up em substituição ao descontinuado 1.6 MSI.