Volkswagen descontinua motor 1.6 8V da família EA111

Medida se deve ao Proconve L7 que tem novas regras para emissões de poluentes.

O ano de 2022 começou com várias mudanças de mecânica em muitas montadoras. Desde o reajuste de potência e torque, entre outras questões, até a descontinuidade de alguns propulsores, tudo em virtude das novas regras para emissão de poluentes. Com isso, a Volkswagen tira de cena um dos seus motores mais longevos: o 1.6 8V da família EA111.

O propulsor, que vinha equipando atualmente os modelos Gol, Voyage e Saveiro, não se enquadra no Proconve L7 e a montadora alemã optou por não realizar mudanças, descontinuando esse motor que tem sua base lá na época da Autolatina – joint-venture da Ford com a VW que durou de 1987 até 1986. Essa mudança inevitavelmente mexe na gama desse trio de modelos que também é longeva no mercado.

Veja Também

⇒ VW T-Cross PCD volta com desconto de até R$ 17 mil

⇒ VW Nivus para PcD: veja os preços, verões, equipamentos (e fotos)

Bom, Gol e Voyage pelo menos nesse momento passarão a ser vendidos apenas com o motor 1.0 MPI de três cilindros, valendo destacar que esse propulsor é responsável pela maior parte das vendas de ambos.

Já a picape Saveiro tem o motor 1.6 16V da família EA211 na versão Cross e, segundo apurações de alguns sites, deverá ter esse mesmo motor nas outras versões.