A Volkswagen do Brasil prepara a passos largos o lançamento da linha 2023 de Polo e Virtus com uma série de novidades que abrangem tecnologia, design e motorização. Falando especificamente desse último ponto, a marca vai adotar na gama de versões dos modelos o motor 170 TSI, usado anteriormente de forma exclusiva no Up.
E tal informação já foi “confirmada” por duas vezes, sendo a primeira pelo INMETRO através de nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e agora pela própria montadora, pois na aba de revisões que consta no site, a motorização nova consta tanto para o hatch quanto para o sedan. A calibração mais modesta do já usado motor 1.0 turbo virá para substituir o finado 1.6 MSI que devido normas de emissões de poluentes foi descontinuado.
⇒ VW Nivus para PcD: veja os preços, verões, equipamentos (e fotos)
⇒ VW T-Cross PCD volta com desconto de até R$ 21 mil
Com isso, Polo e Virtus poderão ter em versões intermediárias a potência máxima de 105 cavalos e torque de até 16,8 kgfm, números que podem ser revistos por conta do maior peso e (ou) alteração de componentes em relação ao propulsor usado no Up. A marca “confirma” também as opções de câmbio aliadas ao motor: sempre manual no hatch e manual ou automática no sedan.
Essas e outras novidades serão apresentadas ao longo do segundo semestre, mas sem sabermos precisar quando, pois a questão dos semicondutores está sendo preponderante nos lançamentos automotivos.