Um dos procedimentos que todo e qualquer motorista em território nacional está sujeito, é à vistoria veicular. Em um primeiro momento, pode parecer estranho esse termo, no entanto não precisa se preocupar, visto que é um procedimento comum nesse universo, além de muito seguro também. A vistoria veicular é fundamental para colaborar na segurança de um trânsito melhor como um todo.
Mas afinal, você sabe o que é feito na vistoria? É muito simples entender, a vistoria é feita com o intuito de assegurar as condições de segurança e de manutenção do veículo, a fim de atestar que o mesmo possui plenas condições de circular no tráfego urbano. Somado a isso, a vistoria veicular é fundamental para você para garantir que o seu carro é realmente seu, tendo em vista que durante a vistoria também averiguados os documentos do veículo e demais informações importantes sobre o mesmo e seu proprietário.
As vistorias de um modo geral possuem preços diferentes, o que quer dizer que se você deseja fazer vistoria domiciliar irá pagar um valor diferente da vistoria veicular por exemplo. Porém, como estamos falando da vistoria veicular, precisamos saber quanto custa. De acordo com a nova jurisdição, a vistoria veicular está cotada em um valor de R$ 106,97. O valor pode ser atualizado todo ano, porém o Governo Federal trata de avisar os motoristas quando a alteração no valor ocorre.
Veja Também
⇒ Quanto tempo um carro Zero KM pode rodar sem placa?
⇒ Perda total: o que qualifica uma perda total e como preceder?
⇒ Qual tipo de Insulfilm é permitido?
Quando fazer uma vistoria veicular?
De modo geral, pode-se afirmar que a vistoria veicular ocorre sempre que se deseja fazer alguma alteração importante no seu veículo ou em sua documentação. Dessa forma, em casos de compras e vendas do veículo, mudança de estado, alterações na aparência do veículo e demais situações onde ocorra alguma alteração na natureza das informações do veículo.
Nesse sentido, a vistoria tem como finalidade confirmar algumas informações importantes para garantir que o veículo de fato pertence a você. Algumas dessas informações são:
- Autenticidade dos documentos, ou seja, verificar se a documentação do veículo de fato pertence àquele modelo de veículo e se de fato está em posse do proprietário mencionado no documento. Os documentos avaliados são: CRV/CRLV.
- O próximo traço levado em consideração na vistoria, são os itens de segurança do veículo, tais como: buzinas, vidros, cintos de segurança, espelhos retrovisores, estepes, triângulo, chave de roda, macaco, extintor de incêndio, faróis e lanternas. Caso o seu veículo se encontre na ausência de qualquer um dos itens citados anteriormente, você terá um prazo para que o seu veículo seja equipado com tal equipamento.
- O último traço avaliado na vistoria veicular são as autenticidades de alguns itens, como: motor, chassi, etiquetas de identificação VIS, placas traseira e dianteira e lacração. Essas informações são fundamentais para garantir que o seu veículo tem natureza legal, ou seja, não é fruto de roubo, assalto ou qualquer ato ilícito.