A modalidade de vendas diretas anotou em julho último uma queda de 10,64% na representatividade sobre o mês de Junho. No volume de vendas gerais, as vendas diretas destinadas para PJ, produtor rural, pessoa com deficiência (PCD), taxistas, entre outros, representaram um total 39,72% dos 162.224 automóveis e comerciais leves comercializados pelas fabricantes no respectivo mês.
A Fiat foi a marca que mais se destacou neste segmento, crescendo ainda mais em participação. Em julho a fabricante italiana saltou de 38,56% para 40,12% de market share. Na vice-posição, vem outra montadora do grupo Stellantis, a Jeep, e seus 13,67% de participação no segmento. A Volkswagen fecha o pódio, detendo 8,56% de toda a comercialização de automóveis e comerciais leves desta modalidade. Renault e Chevrolet fecham o top 5, respectivamente com 7,97% e 6.90%.
⇒ Vendas diretas em junho: Fiat comercializa mais de 38% do volume total
⇒ Vendas diretas em maio de 2021: Stellantis tem maior representatividade do segmento
⇒ Vendas diretas em abril de 2021: veja os mais emplacados na modalidade
Entre os carros mais vendidos via venda direta, a liderança segue com a picape da Fiat, a Strada. O hatch compacto Argo mantém a vice-posição com 5.349 unidades emplacadas no período. Fechando o pódio, aparece o SUV médio Jeep Compass, com um total de 4.540 unidades comercializadas em julho de 2021.
Dois carros franceses se destacam no top 10. O primeiro é o Citroën C4 Cactus, o SUV saltou da 13º posição em junho para 8º em julho, o modelo emplacou um total de 1.862 unidades. O segundo destaque é o Peugeot 208, que saltou da 15º para a 10º posição.
Pos. | Modelo | Jul/21 |
1º | FIAT/STRADA | 7.830 |
2º | FIAT/ARGO | 5.349 |
3º | JEEP/COMPASS | 4.540 |
4º | JEEP/RENEGADE | 4.276 |
5º | FIAT/MOBI | 3.695 |
6º | FIAT/TORO | 3.361 |
7º | GM/S10 | 3.163 |
8º | CITROEN/C4 CACTUS | 1.862 |
9º | FIAT/CRONOS | 1.407 |
10º | PEUGEOT/208 | 1.385 |
11º | FIAT/UNO | 1.379 |
12º | RENAULT/DUSTER | 1.301 |
13º | VW/SAVEIRO | 1.256 |
14º | TOYOTA/HILUX | 1.249 |
15º | RENAULT/OROCH | 1.084 |
16º | VW/T CROSS | 1.042 |
17º | HYUNDAI/HB20 | 1.009 |
18º | RENAULT/SANDERO | 941 |
19º | NISSAN/V-DRIVE | 927 |
20º | PEUGEOT/2008 | 871 |
21º | FIAT/FIORINO | 832 |
22º | VW/GOL | 829 |
23º | RENAULT/KWID | 816 |
24º | FIAT/SIENA | 812 |
25º | NISSAN/KICKS | 808 |
26º | HYUNDAI/CRETA | 805 |
27º | VW/VIRTUS | 797 |
28º | FIAT/DOBLO | 796 |
29º | RENAULT/MASTER | 616 |
30º | TOYOTA/COROLLA | 578 |
31º | GM/SPIN | 565 |
32º | VW/NIVUS | 554 |
33º | RAM/2500 | 548 |
34º | NISSAN/FRONTIER | 479 |
35º | VOLVO/XC60 | 410 |
36º | MITSUBISHI/L200 | 399 |
37º | RENAULT/LOGAN | 323 |
38º | VW/TAOS | 295 |
39º | TOYOTA/YARIS HB | 279 |
40º | TOYOTA/COROLLA CROSS | 272 |
41º | HYUNDAI/HB20S | 264 |
42º | VW/VOYAGE | 255 |
43º | AUDI/Q5 | 246 |
44º | GM/TRAILBLAZER | 229 |
45º | FIAT/DUCATO | 226 |
46º | GM/ONIX | 193 |
47º | FIAT/DOBLO | 186 |
48º | VW/FOX/CROSS FOX | 173 |
49º | BMW/320I | 155 |
50º | TOYOTA/YARIS SEDAN | 153 |
51º | VW/POLO | 150 |
52º | PEUGEOT/EXPERT | 140 |
53º | AUDI/Q3 | 118 |
54º | VW/AMAROK | 116 |
55º | VOLVO/XC40 | 103 |
56º | GM/TRACKER | 93 |
57º | HONDA/HR-V | 92 |
58º | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 92 |
59º | VW/MAN/EXPRESS | 91 |
60º | TOYOTA/HILUX SW4 | 89 |
61º | VOLVO/XC90 | 88 |
62º | HONDA/CIVIC | 83 |
63º | BMW/X1 | 76 |
64º | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 76 |
65º | GM/CRUZE SEDAN | 70 |
66º | RAM/1500 | 68 |
67º | PEUGEOT/3008 | 67 |
68º | FORD/RANGER | 57 |
69º | HYUNDAI/HR | 52 |
70º | GM/MONTANA | 50 |
71º | CITROEN/JUMPY | 45 |
72º | PEUGEOT/PARTNER | 10 |
73º | IVECO/DAILY 35-150 | 8 |
74º | CITROEN/JUMPER | 7 |
75º | IVECO/DAILY 30-130 | 4 |
76º | IVECO/DAILY 35S14 | 2 |
77º | PEUGEOT/BOXER | 2 |
78º | RENAULT/KANGOO | 2 |