A empresa de monitoramento veicular Ituran divulgou um ranking dos dez carros que mais tiveram incidência de roubo ou furto no ano de 2020. Lembrando que o parâmetro que a empresa utiliza como dados são as unidades cadastradas em seu sistema.
O líder da lista é o veterano sedan compacto da Volkswagen, o Voyage, ocupando uma posição que já foi do seu irmão Gol. Foram violados 2,6% exemplares a cada 100 mil unidades do modelo registradas na base de dados, ou seja, 26 Voyages. Em segundo está mais um sedan compacto, o Renault Logan.
Veja Também
⇒ Os carros automáticos mais baratos em 2020
⇒ Top 10: SUVs compactos com maior entre-eixos
⇒ Comparativo dos SUVs exclusivos para PcD
Vice colocado, o modelo da marca francesa aparece com 2,5% e logo atrás o concorrente Fiat Siena com 2,3%. Posteriormente com 2% estão os modelos Chevrolet Onix, Chevrolet Prisma, Fiat Uno, Ford Ka e Fiat Fiorino. Em nono e décimo, respectivamente, com 1,9% os modelos hatches Fiat Palio e Hyundai HB20.
Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, explica um dos motivos que pode ser o causador da liderança dos modelos sedans no ranking: “Percebemos que os três modelos que mais tiveram frequência de roubo/furto são veículos sedans e acreditamos que os bandidos preferem estes carros porque são os que mais têm demanda nos desmanches clandestinos.”
Veja a lista dos carros mais roubados/furtados no Brasil em 2020:
- Volkswagen Voyage: 2,6%
- Renault Logan: 2,5%
- Fiat Siena: 2,3%
- Chevrolet Onix: 2%
- Chevrolet Prisma: 2%
- Fiat Uno: 2%
- Ford Ka: 2%
- Fiat Fiorino: 2%
- Fiat Palio: 1,9%
- Hyundai HB20: 1,9%