Os preocupantes resultados de um novo estudo divulgado pelo IAM RoadSmart, mostram que os mais recentes sistemas de informação e entretenimento para veículos, projetados para melhorar a segurança nas estradas, estão falhando e prejudicando o tempo de reação ao volante mais do que o uso de álcool e maconha.
O estudo descobriu que os motoristas tiravam os olhos da estrada por 16 segundos enquanto dirigiam (equivalente a uma distância de mais de 500 metros a 110 km/h), e o uso do controle por toque resultou em tempos de reação ainda piores. O motorista que utiliza o Android Auto, tem o tempo resposta reduzido em 53%. Já o uso do Apple CarPlay, resultou em uma redução ainda maior, de 57%.
Com base em estudos anteriores, motorista que tenha ingerido pouco álcool, tem o tempo de reação reduzido em 12%, enquanto quem dirige e utiliza o aparelho celular 46%, contra 21% mais lento para o uso de maconha.
Comentando as conclusões alarmantes, Neil Greig, diretor de política e pesquisa da IAM RoadSmart, disse: “Embora pesquisas anteriores indiquem que o Apple CarPlay e o Android Auto têm um desempenho melhor do que os botões e controles mais tradicionais, os resultados deste último estudo levantam algumas sérias preocupações sobre o desenvolvimento e o uso dos mais recentes sistemas de informação e entretenimento no veículo. Qualquer coisa que distraia os olhos ou a mente de um motorista da estrada é uma má notícia para a segurança rodoviária“.
Durante o estudo, realizado pelo TRL em nome do IAM RoadSmart, os motoristas concluíram uma série de três unidades na mesma rota de teste simulada para avaliar o nível de impacto do Android Auto e Apple CarPlay. Na primeira execução, os motoristas não interagiram com o sistema. Nas execuções subsequentes, os motoristas interagiram com o sistema usando apenas o controle por voz e, em seguida, usando apenas o controle por toque.
Os dois métodos de controle distraíram significativamente os motoristas, no entanto, o controle por tela sensível ao toque provou ser o mais perturbador dos dois. Enquanto muitos motoristas perceberam que o sistema estava causando uma distração e modificaram seu comportamento, por exemplo, diminuindo a velocidade, o desempenho ainda era afetado negativamente com motoristas incapazes de manter uma distância constante do veículo à frente, reagindo mais lentamente e se desviando para fora da pista.
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[Por IAM RoadSmart]